Medicina Alternativa

Problemas no fígado: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/01/2015

Apesar de muita gente não saber bem para que ele serve, o fígado é um órgão de funções múltiplas. Entre elas está secretar a bile, armazenar glicose, produzir proteínas nobres, desintoxicar o organismo, sintetizar o colesterol, filtrar micro-organismos e transformar amônia em uréia. Já imaginou, então, as consequências possíveis quando surgem problemas no fígado?

 

problemas no fígado

Chás são ótimos para combater problemas no fígado. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, é importante mantê-lo sempre em correto funcionamento. A melhor maneira de prevenir problemas no fígado é com a prevenção, e manter uma alimentação adequada é o mais recomendado. Mas se você já está com algum mal-estar no fígado, além do tratamento que o seu médico recomendar, pode experimentar remédios naturais e caseiros para acelerar a cura ou pelo menos amenizar os sintomas.

 

Remédios caseiros para problemas no fígado

 

Suco

Um dos sintomas que apontam para algum desconforto no fígado são as cólicas, que podem ser bem dolorosas. Uma solução combinando suco de laranja, limão e toranja, tomada em jejum, pode combater essas dores incômodas.

Boldo

Além disso, uma erva bastante usada no combate aos problemas no fígado é o boldo. O gosto não é muito agradável, mas normalmente um bom chá de boldo vem sempre com a velha e sábia frase: “remédio bom é remédio amargo”.

O boldo possui grandes propriedades coleréticas e diuréticas, e além disso é muito boa para a vesícula biliar. Por isso, é conhecido como erva hepatoprotetora. O consumo pode ser feito na forma de chá. 

 

Cardo-mariano

O cardo-mariano é outra planta hepatoprotetora, bastante eficaz contra problemas como insuficiência hepática, hepatite, cirrose, cirrose alcoólica, alcoolismo, cálculos biliares, dispepsia e dor de barriga. Ela possui alta concentração de silymarina, o que facilita a secreção de bílis e previne a absorção desnecessária de toxinas. Você pode consumir o cardo-mariano em forma de salada, combinada com outros vegetais, ou então consumir suas sementes, diretamente ou misturada a outros alimentos.

Alfazema

Chá de alfazema também é uma boa opção contra problemas no fígado, uma ótima opção para desintoxicar o órgão. Para preparar a infusão, junte um galho da planta em uma xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coe e beba duas vezes por dia.

Fel-da-terra

Já o fel-da-terra estimula a digestão, facilitando o funcionamento do fígado. É feito com uma colher das folhas da planta em uma xícara de água fria. Deixe a solução descansar por oito horas, mexendo de vez em quando. Quando for consumir, aqueça um pouco o chá.

Alcachofra

Duas a quatro folhas de alcachofra em uma xícara der água fervente também aliviam os incômodos sintomas provocados por problemas no fígado. Basta deixar repousar a planta na xícara de água por cinco minutos, coar e beber em seguida.

Jurubeba

O chá de jurubeba também é bastante utilizado contra os males do fígado. Ela é uma planta medicinal de propriedades diuréticas e digestivas. Use 30 g de folhas e frutos de jurubeba em um litro de água fervente e deixar esfriar por 10 minutos. Beba três xícaras por dia. Esse remédio caseiro é desaconselhado para mulheres grávidas.

 

Alimentação adequada previne problemas no fígado

 

Ao mesmo tempo em que estiver tratando do fígado, evite alimentos de difícil digestão. Opte pelos alimentos amargos, água morna, frutas, legumes e verduras. Evite o álcool até que o fígado esteja recuperado e, se os sintomas não desaparecerem em dois dias, procure o médico para fazer exames e avaliar as causas do problema.