Zen

Saiba mais sobre o Reiki e sua teoria da energia vital universal

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

O Reikié uma terapia holística de origem oriental que acredita na cura através da energia vital universal. Registros indicam que esta energia vital universal foi aplicada por diferentes civilizações, incluídos Jesus Cristo e Buda. Mas o Reiki como conhecemos hoje foi sistematizado por Mikao Usui no início do século XX, no Japão.

Entenda o que é a energia vital universal

A palavra Reiki, ou energia vital universal,é constituída de duas partes. A primeira, REI, que significa universal e, a segunda, KI, que significa energia vital. Então para o Reiki, esta energia vital universal é fundamental para a nossa existência, equilíbrio e vitalidade.

Energia vital universal é fundamental para existência, equilíbrio e vitalidade. Foto: Shutterstock

Energia vital universal é fundamental para existência, equilíbrio e vitalidade. Foto: Shutterstock

Como atua a energia vital universal

A energia vital universal serve para prevenir e curar fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Durante uma sessão, estas três dimensões são tratadas. Através do ato de imposição das mãos sobre o corpo, existe transmissão de bem estar e alivio da dor.

Segundo a teoria da energia vital universal, todo o toque humano transmite calor, serenidade e cura. Essa energia tem o poder de cura em todos os níveis do corpo, pois flui através dos chakras nos centros das palmas e na pontas dos dedos.

Ao receber a energia vital universal através da imposição das mãos, é possível sentir relaxamento profundo, aumento da frequência vibratória do corpo e dissolução dos bloqueios energéticos. O Reiki pode ser aplicado sem restrições de idade e, para recebê-lo, não precisa de conhecimento prévio.

Efeitos da energia vital universal no organismo

O Reiki pode promover a cura em três dimensões: física, emocional e espiritual. Acredita-se que não existe um limite para a ação da energia vital universal, sendo assim, qualquer tipo de problema pode adotar a técnica de transmissão de harmonização natural em seu tratamento.

Porém, as doenças mais comuns em que se busca o Reiki como alternativa são dores de cabeça, renite, sinusite, inflamações, asma, doenças cardíacas, depressão, osteoporose, entre outras.

Técnicas de energia vital universal

Segundo o sistema proposto por Mikao Usui, algumas técnicas podem ser utilizadas para a transmissão da energia vital universal. Conheça 10 destas técnicas:

1. Kenyoku: serve para retirar qualquer energia negativa. Pode ser utilizada antes e após a aplicação;

2. Joshih-Kokyoo-Ho: esta técnica proporciona a autolimpeza do corpo áurico. Purifica a circulação sanguínea e aumenta a vitalidade magnética do corpo;

3. Gassho: serve para colocar-se em estado receptivo para se comunicar com o mundo espiritual;

4. Reiji- Ho: espécie de preparação para a aplicação da energia vital universal;

5. Hatsurei-Ho: busca alcançar a purificação;

6. Hesso-Chiryo-Ho: é a técnica de aplicação de Reiki pelo umbigo;

7. Byosen-Reikan-Ho: detecta as áreas que mais necessitam de energia;

8. Koki-Ho: técnica que utiliza a respiração;

9. Gyoshi-Ho: esta técnica permite aplicar a energia vital universal através dos olhos;

10. Bushu-Chiryo: massagem que estimula a região de aplicação do Reiki.

Repasse da energia vital universal

Qualquer pessoa pode passar esta energia vital do universo? Desde que domine a técnica, sim. Basta que um curso ensine a sintonizar os seus centros energéticos para que possam assimilar mais a energia vital universal. Com o domínio da técnica é possível aplicar o Reiki em outras pessoas ou em si próprio.

Para algumas pessoas, a energia vital universal pode ser uma técnica de cura, porém, muitas as pessoas acreditam que ela seja responsável em uma caminho de evolução pessoal e autoconhecimento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite