Clínica Geral > Receitas

Receitas do Rio Grande do Norte: quatro opções para você se deliciar

Por Redação Doutíssima 03/11/2014

O Nordeste brasileiro é rico em gastronomia, cores e sabores. As receitas do Rio Grande do Norte, mesmo não recebendo o devido crédito muitas vezes, estão entre as que mais viajam o país – e a tapioca é um bom exemplo.

receitas-do-Rio-Grande-do-Norte

Camarão à Oceania é um dos pratos típicos potiguares. Foto: iStock, Getty Images

A tapioca é uma das principais receitas do Rio Grande do Norte. Com origem potiguar, esse prato é associado à culinária baiana. Atualmente, a tapioca, que tem como base a mandioca (macaxeira ou aipim), é uma das queridinhas para quem está de dieta. Mesmo sendo calórica, a farinha não contém glúten e, por isso, é uma das opções para os celíacos assim com para quem quer perder a barriga.

Confira 4 receitas do Rio Grande do Norte

1. Tapioca Ingredientes:

Farinha para tapioca

Água

Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Numa bacia, despeje a farinha para tapioca e coloque água até cobrir dois dedos acima da massa. Deixe em repouso de um dia para o outro. Depois seque com um pano limpo até a massa ficar úmida. Para o preparo no fogo, esfarele essa massa com as mãos e passe por uma peneira, acrescentando um pouco de sal.

Coloque parte da massa em uma frigideira antiaderente bem quente. Assim que desgrudar o fundo da frigideira, vire-a. E pronto.

Recheios: A tapioca tradicional é servida apenas com manteiga, mas você pode fazer recheios com queijo, chocolate, carnes desfiadas. Entre todas as receitas do Rio Grande do Norte, esta é a única que você não pode deixar de provar. Vale a pena.

2. Manteiga de garrafa ou manteiga do sertão

Para esta receita, você só vai precisar de leite. Ferva 1 litro de leite e separe a nata. Reserve na geladeira. Depois que conseguir obter 500g de nata, despeje tudo em uma vasilha grande e bata com uma colher até formar um creme. Quando começar a soltar o soro, leve o creme ao fogo para cozinhar até derreter e se tornar um líquido amarelo e transparente. Coe e coloque em uma garrafa de vidro limpa e fervida.

3. Camarão à Oceania Ingredientes:

250g de camarão sem casca

1 copo de suco de cajá

1 xícara de arroz pré-cozido

150g de macaxeira (mandioca, aipim) cortada em rodelas

½ xícara de leite de coco

2 colheres de amido de milho

Alho, cebola, coentro ou salsinha, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Refogue o camarão com alho e cebola e um pouco de óleo e reserve. Em uma frigideira prepare o molho com o suco de cajá, o leite de coco e o amido de milho. Acrescente o camarão e os temperos. Frite a macaxeira à parte.

Depois, monte o prato com o camarão, o arroz e o aipim frito. Esta é uma das melhores receitas do Rio Grande do Norte.

4. Feijão verde ou feijão de corda Ingredientes:

½ kg de feijão verde ou feijão de corda

1 colher de manteiga

1 cebola média

Coentro

Salsinha Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Frite a cebola na manteiga até dourar e acrescente o feijão, já limpo, e o sal. Cozinhe até ficar no ponto. Acrescente mais manteiga, os temperos e desligue o fogo assim que a manteiga tiver derretido. Feijão verde é um dos curingas das receitas do Rio Grande do Norte.