Clínica Geral > Saúde

Entenda a Hipertisemia

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

05.24 Hipertisemia

Esta doença, também chamada de síndrome da memória superior, é extremamente rara e atualmente há apenas três pessoas no mundo diagnosticadas como portadoras desta doença que consiste em ter uma memória extremamente boa. Esses pacientes se recordam com detalhes de todos os dias da sua vida, podendo dizer qual era o dia da semana, a temperatura que fazia, as sensações e os fatos que aconteceram. É como se tivessem vivido há poucos instantes um momento que se passou há mais de 40 anos, por exemplo.

Isso acontece porque os indivíduos que sofrem com esta doença rara possuem duas regiões do cérebro relativamente maiores que o normal, elas são o hipocampo e o córtex pré-frontal, responsáveis pela memória e as ações, respectivamente. Eles não conseguem controlar a sua memória e relembram de fatos marcantes ou corriqueiros constantemente, como se a sua memória fosse um filme que não parasse de rodar.

Estudos estão sendo realizados para comparar o cérebro dessas pessoas com o de indivíduos que sofrem de amnésia com o objetivo de buscar alguma solução para as duas doenças. Mas por enquanto não existe nenhum tratamento específico para a hipertisemia, e pouco se sabe sobre ela.

Apesar de parecer bom lembrar-se de todos os fatos da sua vida, os portadores desta doença podem desenvolver angústias e depressão, por relembrar sempre de fatos bons e ruins que tenham marcado sua vida. Para auxiliar o portador desta crise a não se sentir mal com todas as lembranças é indicado um acompanhamento psicológico, que irá ajudá-lo a lidar com a memória e as emoções, melhorando sua qualidade de vida.

Fonte: El Confidencial; Microsiervos e Tua Saúde