Clínica Geral > Especialidades

Apneia causa depressão: saiba identificar e tratar este distúrbio do sono

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Que a apneia do sono é um problema grave e que interfere diretamente no dia a dia do paciente, já é do conhecimento da maioria das pessoas. Porém, estudos comprovam que a apneia causa depressão também. As relações entre a doença, que, além de psicológica, se demonstra em caráter físico, são bem fortes e comprovam que a apneia causa depressão.

Pessoas que sofrem depressão já têm, decorrente da doença, um período de sono diferente do normal, às vezes dormindo muito menos e passando por crises sérias de insônia. Desse modo, também foi comprovado que pessoas que possuem depressão tem chances muito mais altas de terem ou desenvolverem apneia.

Sintomas da depressão estão presentes em 60% das pessoas que sofrem de apneia. Foto: Shutterstock

Sintomas da depressão estão presentes em 60% das pessoas que sofrem de apneia. Foto: Shutterstock

Da origem da palavra apneia já podemos tirar algumas conclusões de como a doença se movimenta: a expressão “apneia” quer dizer “sem respiração”. Isso é gerado por meio de um defeito na comunicação cerebral, como se o órgão fizesse o corpo “esquecer” de respirar, o que não acontece quando estamos acordados pois a respiração faz parte da classificação de sistemas autônomos do corpo (os que são feitos automaticamente, assim como piscar os olhos).

Por que a apneia causa depressão

Um a cada 25 homens é afetado pela apneia, sendo assim, a apneia causa depressão e é mais comum entre o público masculino, sendo que a taxa de mulheres afetadas cai para uma a cada 50. As taxas também variam e são agravadas com a idade. Quanto mais idosa a pessoa for, maiores são as chances da doença se desenvolver.

Sobre a questão de que a apneia causa depressão, estudos realizados apontam a incidência de em torno de 60% entre as pessoas que sofrem de apneia, desenvolvendo também a depressão. Ou, no mínimo, estão bem mais propensas a sofrerem dos sintomas depressivos.

Outro ponto abordado no mesmo estudo mostra que, se a pessoa já sofre de depressão, a apneia pode agravar o quadro da doença. Quando não respondendo bem ao tratamento, o paciente com apneia e depressão sofre de agravantes simultâneos e tem uma recuperação mais lenta. Porém, ainda seguindo a mesma linha de pensamento, tratar a apneia acaba por melhorar os quadros de depressão apresentado, considerando novamente que a apneia causa depressão.

Tratamentos

A apneia possui tratamentos variados e diversificados. Se você suspeita que pode estar sofrendo com essa doença, consulte seu médico. Alguns testes durante o sono serão feitos e ela se mostra uma doença de fácil diagnóstico. Se enfrentada logo no início, o tratamento não deixa a apneia agravar os sintomas depressivos mais comuns, como a tristeza, o cansaço e a mudança abrupta de humor.

Uma avaliação do seu sono pode ser necessária, que possua uma monitoria dos padrões de respiração durante a noite, quando o corpo está mais relaxado e quando as crises de apneia acontecem.

Se você está em dúvida de qual médico consultar, comece procurando por um otorrinolaringologista. Ele trata de vias aéreas e do sistema respiratório e pode ser de grande auxílio para o diagnóstico. Se for o caso, o médico o indicará para um especialista na sua região. Não deixe que esse problema se torne um hábito e acabe por gerar outros desconfortos no seu dia a dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite