Receitas

Veja como fazer sushi e aproveite as delícias da culinária japonesa

Por Redação Doutíssima 04/11/2014

O sabor diferenciado do sushi é considerado exótico por algumas pessoas. Mesmo assim, a culinária japonesa segue um caminho crescente na aprovação do paladar brasileiro. A beleza dos pratos chama atenção pelo rebuscamento dos sabores e o colorido dos ingredientes.

Aprenda como fazer sushi

Mesmo as pessoas que amam sushi e já o consomem há muito tempo acham que é impossível fazer a iguaria em casa. Errado! Veja como fazer sushi e aproveite esta delícia.

como-fazer-sushi

Preparar os pratos orientais é um grande diferencial. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer sushi em casa

Para fazer seu sushi em casa, você vai ter que adquirir alguns itens que são fundamentais: arroz para sushi, vinagre de arroz, algas desidratadas sem sal (chamadas de nori), açúcar, sal, um pouco de saque, esteira de bambu e uma faca bem afiada.

As opções de recheio dependem do gosto pessoal. Algumas dicas bem tradicionais são: kani, requeijão, cebolinha picada, salmão, outros peixes como atum, peixe branco e polvo, camarão, cream cheese, pepino japonês, manga, brotos de alfafa e gergelim tostado.

Alguns complementos fazem a diferença na hora de servir, então tenha sempre gengibre em conserva, wasabi e molho shoyo.

Primeiro passo em como fazer sushi é saber preparar o arroz. Para 2 xícaras de arroz para sushi você vai precisar de 3 e ½ xícaras de água, ¼ de xícara de vinagre de arroz, 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal.

– Preparo do arroz

Lave o arroz e deixe de molho por cerca de 30 minutos. Escorra bem. Leve ao fogo baixo com água fria e cozinhe com a panela tampada até a água secar. Enquanto isto, misture o vinagre, o sal e o açúcar em um recipiente. Despeje o arroz ainda quente em uma bacia plástica e acrescente aos poucos a mistura feita com o vinagre.

Mexa o arroz como se estivesse cortando ele, para não ficar muito empapado. É sempre bom provar para acertar o sabor. Esfrie rapidamente o arroz com auxilio de um ventilador e depois cubra com um pano limpo.

– Corte dos recheios

Os legumes e frutas devem ser higienizados, cortados ao meio e depois em tiras longas e finas no seu comprimento. No caso do pepino japonês, a parte das sementes não deve ser utilizada e o corte segue a mesma regra.

A cebolinha verde deve ser cortada bem fininha. Os peixes devem ser cortados em tirinhas de mais ou menos um centímetro. O mesmo deve ocorrer com o Kani Kama. Já estamos no meio do caminho em como fazer sushi.

– Montagem

Estique a folha de alga sobre a esteira de bambu, cuidando para deixar a parte brilhante para baixo. Agora, espalhe o arroz cuidadosamente como um tapete, sem deixar espaços. Umedeça as bordas da alga com vinagre de arroz, para grudar bem na hora de enrolar.

Sobre o arroz, disponha o recheio escolhido tendo o cuidado de ficar bem uniforme. Para fechar, vá enrolando a esteira para formar um rolo de sushi. Depois tire-o da esteira. Umedeça a faca com o vinagre e corte as pontas para acertar o rolo.

Agora é só cortar os sushis, limpando a faca com um papel toalha e umedecendo novamente sempre que necessário. Pronto, você já sabe como fazer sushi!