Nutrição > Receitas

Conserva de pimenta: conheça os benefícios e aprenda a fazer

Por Redação Doutíssima 14/10/2015

Quem gosta de comidas picantes pode preparar em casa uma conserva de pimenta para incrementar receitas ou saladas. Além de oferecer vários benefícios para a saúde, por ser fonte de vitaminas C e A, a pimenta possui antioxidantes.

Benefícios da conserva de pimenta 

A conserva de pimenta age como descongestionante nasal, por isso pode ser utilizada para combater esse problema em gripes ou resfriados. Assim, ela elimina o muco presente nos pulmões.

conserva de pimenta istock getty images doutíssima

Pote de vidro escolhido para a conserva deve ter uma tampa que vede bem. Foto: iStock, Getty Images

Ela pode ser utilizada para prevenir outros males, como coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrame cerebral. Além disso, ajuda no tratamento de doenças circulatórias e funciona como uma aspirina natural, atuando como analgésico.

Para o preparo da conserva de pimenta, algumas dicas ajudam a ter um melhor resultado:

 

1. Use, preferencialmente, vinagre branco com acidez entre 4 e 6%.

 

2. Utilize sal refinado comum.

 

3. Se você adicionar uma colher de cachaça na conserva de vinagre (depois que estiver pronta), a pimenta ficará mais picante.

 

4. As especiarias mais utilizadas são: louro, manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, cebolinha, salsinha e sementes de mostarda.

 

5. Com o passar do tempo, a conserva de pimentas fica mais ardida.

Receita de conserva de pimenta

Ingredientes:

300 g de pimenta de sua preferência

300 ml de vinagre de álcool branco

2 colheres (sopa) de sal

Folhas de louro a gosto

Dentes de alho a gosto

Modo de preparo:

 

Primeiro, esterilize o pote onde será colocada a conserva de pimenta. Isso é muito importante seja qual for o tipo de conserva que será feito.

O pote de vidro escolhido deve ter uma tampa que vede bem. Lave-o com água e sabão, pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos.

Quando faltar cinco minutos, coloque a tampa, para também ser esterilizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre.

Depois, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

Passe então ao preparo da conserva. Besunte as mãos com óleo ou azeite para começar este processo. Isso fará com que a ardência das pimentas não passe para as mãos.

 

Retire os cabinhos das pimentas e descarte as pimentas que estiverem machucadas ou com pintas pretas ou murchas. Lave as que serão usadas em água corrente, uma a uma. Coloque-as numa peneira para que sequem completamente ou seque-as com um pano seco.

Comece a colocar as pimentas em camadas no pote esterilizado, como você preferir. Com a ajudar de um espetinho de madeira para churrasco, arrume as pimentas para que fiquem apresentáveis dentro do pote.

 

Pode ser acrescentado folhas de louro ou dentes de alho para dar mais sabor. À parte, misture 300 ml de vinagre de álcool branco e 2 colheres (sopa) de sal.

Depois de preencher o vidro com as pimentas, despeje o vinagre com sal até a boca e feche o vidro com a tampa. O vinagre e o sal são conservantes naturais. Eles farão com que a conserva de pimenta dure por 1 ano, fechada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!