Clínica Geral

Hérnia de disco: conheça causas, sintomas e veja como tratar

Por Redação Doutíssima 25/10/2014

A hérnia de disco é um problema que afeta muitas pessoas. Ela surge quando uma parte do disco na espinha atravessa uma parte mais fraca do disco. Essa ação acaba gerando pressão nos nervos vizinhos, causando aquela dor intensa.

 hernia-de-disco

A dor na hérnia de disco aumenta de intensidade de forma gradual. Foto: iStock, Getty Images

Como a hérnia de disco aparece

 

As vértebras da coluna vertebral possuem a função de proteger os nervos que são originados no cérebro. Esses nervos passam pelas costas formando a medula espinhal. Já os ossos são separados por discos.

 

A coluna vertebral é protegida por esses discos, que deixam espaços entre as vértebras. Esses espaços é o que geram os movimentos, ou seja, é graças aos discos, que você consegue se curvar e se alongar.

 

Quando esses discos saem do lugar, acabam formando a hérnia. Os casos mais comuns de hérnia de disco normalmente acontecem na região lombar da espinha. Algumas vezes, esse problema pode ocorrer no pescoço, nos ossos cervicais e dificilmente acontece na parte superior das costas.

 

A hérnia de disco afeta com mais intensidade homens de meia-idade ou mais velhos. O problema pode aparecer depois de atividades intensas e exaustivas. Outras pessoas propícias a esse incômodo são indivíduos que tenham uma doença congênita, que afete a lombar.

 

Diagnóstico do hérnia de disco

 

Para diagnosticar a hérnia de disco é necessário realizar um exame físico cuidadoso. Quando sentir algum sintoma procure um médico. Somente um especialista vai poder analisar os seus ombros, pescoço, lombar, quadris e pernas, a fim de dar um diagnóstico.

 

Esse diagnóstico é formado com base em 4 fatores: se há perda de sensibilidade na região dolorida, se os reflexos musculares estão lentos, se sua força muscular está reduzida e como anda a sua postura.

 

É importante entender que o corpo humano é uma junção de várias partes. Por exemplo, você pode ter um dor na perna quando você se senta que pode indicar um disco deslocado na região lombar. Apenas um médico vai reconhecer isso e, assim, passar o tratamento mais indicado.

 

Saiba reconhecer os sintomas

 

Os sintomas da hérnia de disco dependem do lugar onde se desenvolveu o problema. Você pode ter uma dor intensa, com queimação ou pulsante. Em outros casos, você pode sentir apenas um formigamento leve e dormência na região afetada. Normalmente, a dor de hérnia ocorre com mais frequência em um lado específico do corpo.

 

O problema é que a dor na hérnia de disco começa gradualmente e só tende a piorar. Primeiro, ela só se manifesta quando você fica em pé ou sentado. Depois, aparece durante o sono e traz incômodo toda vez que você espirra ou tosse.

 

Outro sintoma bastante comum é você sentir fraqueza em alguns músculos. É importante que em casos de dores nas costas que não passam, dormências, fraquezas, perda de movimentos, que você procure um médico imediatamente.

 

Como é o tratamento

 

O tratamento da hérnia de disco começa com medicamentos e repouso, seguido por fisioterapia. Na maioria dos casos, esse tipo de tratamento recupera o paciente.

 

São mais raras as pessoas que precisam incluir injeções de esteroides ou cirurgia em seu tratamento. Mas o importante é saber que quanto antes você procurar ajuda médica, mais fácil e rápido será o tratamento.