Nutrição > Receitas

Nuggets caseiro é opção mais saudável para saborear o lanche

Por Redação Fortíssima 28/01/2016

O frango é considerado uma carne magra, opção para uma dieta mais saudável. O problema é que, especialmente entre os pequenos, ele é conhecido por sua versão empanada, pronta para fritar. Para os pais que não conseguem tirar o alimento das refeições, a dica é preparar uma versão de nuggets caseiro

Não é apenas peito de frango

Robert Baker, professor de ciência alimentar da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos, inventou o nugget de frango na década de 1950. Desde então, ele se tornou um dos alimentos preferidos das crianças. Presente no cardápio na maioria das redes de fast food, promete ser feito da mais pura carne de peito de frango. Mas será que é realmente verdade?

Pesquisadores da Universidade de Mississippi, também dos Estados Unidos, acreditam que isso é propaganda enganosa. Eles descobriram que a parte do frango que você menos acha no alimento é a carne do frango. Foi observado que gordura, osso, nervos, tecido conjuntivo e epitélio estavam presentes em quantidades iguais ou maiores do que a carne em si.

Não bastasse isso, dentre os ingredientes é possível ainda encontrar alguns realmente assustadores. Por exemplo, o uso de gordura hidrogenada é capaz de ser a causa de doenças e obesidade. Como todos os tipos são altamente reativos ao calor, podem gerar uma carga pesada de radicas livres no alimento.

É preocupante ainda o teor de sal, um problema para quem sofre com pressão arterial alta. Ou seja, talvez seja melhor rever esse hábito e ir em busca de opções mais saudáveis – e nem por isso menos saborosas. 

nuggets caseiro-doutissima-iStock getty images

A versão caseira evita ingredientes que podem fazer mal à saúde dos seus filhos. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar nuggets caseiro?

Se os seus filhos não conseguem ficar longe desse tipo de alimento, a melhor escolha é prepará-lo em casa. A receita é simples e fará a alegria da criançada – sem ingredientes que você desaprova. 

Receita de nuggets caseiro

Ingredientes

4 metades de peito de frango desossado sem pele, cortado em pedaços de 3 centímetros

1/3 xícara de leite com baixo teor de gordura

1 xícara e meia de farinha de rosca

1/4 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de água

1 ovo grande, batido levemente

Modo de preparo

Para preparar os nuggets de frango, misture o frango, o leite, o sal e os temperos a gosto em um saco de alimentos. Deixe marinar na geladeira por uma hora, virando ocasionalmente. Agora, pré-aqueça o forno a 200°C.  

Retire o frango da marinada e combine duas colheres de sopa de água e ovo em um prato raso. Mergulhe a metade do frango na mistura de ovos, passe pela farinha de rosca e organize o frango em única camada na assadeira. Repita o procedimento com a mistura restante de ovo, farinha de rosca e frango. Asse o frango até dourar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!