Receitas

Dia dos Pais: aprenda a preparar um almoço especial para a data

Por Redação Doutíssima 09/08/2015

Existem diferentes histórias sobre o surgimento do Dia dos Pais. No Brasil, a data é comemorada desde 1953, ocorrendo sempre no segundo domingo do mês de agosto. A celebração brasileira é atribuída a um concurso organizado pelo publicitário Sylvio Bhering, que premiou três tipos diferentes de pais: o mais jovem, o mais velho e o que possuía mais filhos.

 

O evento ocorrido em 14 de agosto de 1953 coincidiu com o dia de São Joaquim, santo patriarca da família. Porém, a imprensa e o comércio alteraram a data por questões mercadológicas, diferente de outros países que, geralmente, comemoram a data em junho.

dia dos pais

Na data de homenagem aos pais, um almoço especial é opção para reunir a família. Foto: iStock, Getty Images

Por aqui, o hábito é de reunir a família em um almoço de Dia dos Pais. Confira algumas receitas para homenagear o homem da casa.

 

Dia dos Pais com uma receita requintada

Para os pais que gostam de carne, o filé mignon é o corte mais macio. Combinado a um molho de whisky, a receita fica ainda mais saborosa e torna o Dia dos Pais especial. Confira.

 

Ingredientes:

 

– 1 peça de filé mignon

– 3 cebolas pequenas

– 50 ml de whisky

– 1 talo de salsão picado

– 3 ramos de ervas: 1 de manjerona, 1 de alecrim e 1 de tomilho

– Orégano a gosto

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Misture as ervas, o salsão, o sal e o whisky em uma vasilha de vidro. Coloque a carne nesse tempero e misture. Ponha uma tampa ou filme plástico sobre o recipiente. Deixe na geladeira por, no mínimo, uma hora.

 

Tire a carne da geladeira, colocando fora o caldo do tempero. Amarre a carne com um barbante para formar um rolo. Feche todos os lados em uma frigideira com azeite. Coloque para assar em forno pré-aquecido por 25 minutos, juntamente com as cebolas cortadas.

 

Molho:

 

– 50 ml de whisky

– 50 ml de água

– 3 colheres de sopa de açúcar mascavo

– 1 ramo de manjerona

– 2 dentes de alho

– 1 colher de sopa de azeite

 

Modo de preparo:

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela, menos o whisky. Deixe cozinhar em fogo baixo até que diminua o volume. Misture o whisky e deixe engrossar. Sirva junto com a carne.

 

Peixe é ideal para um Dia dos Pais saudável

Uma receita para o Dia dos Pais com dose extra de ômega 3 e menos calorias pode incluir peixes no cardápio. Conheça uma receita de salmão grelhado ao molho de limão.

 

Ingredientes:

 

– 2 filés de salmão

– 2 dentes de alho amassados

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– Azeite de oliva a gosto

–  1 colher de chá de salsinha picada

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 2 colheres de sopa de suco de limão

 

Modo de preparo:

 

Tempere os filés com azeite, sal, pimenta e alho, deixando repousar por uma hora. Ponha na grelha os filés e asse por oito minutos em fogo médio. Vire com cuidado para não quebrar, assando por mais ou menos sete minutos.

 

Ponha os filés de salmão no prato para servir. Coloque a salsinha picada e manteiga derretida com suco de limão. Decore com folhas de salsa.

 

Para completar, você pode preparar uma sobremesa ou adaptar o cardápio caso seu pai seja vegetariano. O importante é celebrar o Dia dos Pais homenageando um dos homens mais importantes da sua vida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!