Sexualidade

Prazer solitário! Conheça 5 benefícios da masturbação

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

O ato de masturbar-se não serve apenas para suprir uma necessidade fisiológica. Além de fazer com que nos conheçamos melhor, há muitos outros benefícios da masturbação.

Você sabia, por exemplo, que a masturbação pode ajudar os homens a combater o câncer? Caso a resposta seja negativa, confirma esse e outros pontos positivos para o nosso organismo e veja que a prática vai muito além do prazer.

beneficios-da-masturbacao

Não seja vítima dos tabus e aproveite o prazer da masturbação. Foto: iStock, Getty Images

Principais benefícios da masturbação

1. Importante na prevenção do câncer

Se você acha que os benefícios da masturbação se resumem em prazer, está muito enganado. Estudos médicos indicam que homens que ejaculam mais de cinco vezes durante a semana reduzem as chances de adquirir câncer de próstata.

A explicação científica é de que as toxinas causadoras da doença e alocadas na região urogenital são excretadas no momento da ejaculação, fazendo assim da masturbação uma grande aliada.

2. Ajuda a fortificar os músculos da região

Outro ponto positivo é a capacidade de fortalecer a região sexual. Manter relações sexuais regularmente – ou então ter o hábito da masturbação – ajuda a trabalhar os músculos pélvicos, além de auxiliar na prevenção da disfunção erétil e de casos de incontinência tanto em homens quanto em mulheres.

3. Ajuda a manter o pique por mais tempo

Um dos principais benefícios da masturbação é que a prática ajuda você a manter o pique e a regularidade na cama. A dica nesse caso é masturbar-se para exercitar o controle da situação. Além disso, é possível treinar quanto tempo você leva até alcançar o orgasmo.

Se você geralmente leva dois minutos sozinho, comece a tentar elevar esse tempo para três minutos da próxima vez. Ou então experimente contar quantas “batidas” são precisas para você chegar ao clímax – se você conseguir depois de 50, tente 60 na próxima.

Muitos homens conseguem dobrar o seu número de batidas e o seu tempo em um mês e, por isso, consideram essa uma das maiores vantagens da prática solitária. Mulheres também usam do mesmo mecanismo para saber até onde vai o seu autocontrole.

4. Melhora a imunidade

A excreção de fluídos provenientes da relação sexual serve, entre outras coisas, para aumentar os níveis de cortisol. Ainda que a fama desse hormônio seja ruim em função da sua relação com o estresse, a verdade é que um dos benefícios da masturbação está em ajudar a regular e manter sua imunidade, em pequenas doses.

5. Melhora consideravelmente o humor

Esse é um dos benefícios da masturbação que afeta a todos. Além da eliminação do cortisol, a masturbação também é responsável pela liberação de uma enorme quantidade de substâncias neuroquímicas, como dopamina e ocitocina.

Tais substâncias são responsáveis por ativar o cérebro, e a masturbação é uma das melhores e mais rápidas maneiras de o organismo conseguir doses de dopamina sem recorrer às drogas.