Remédios Caseiros

Aprenda a fazer um óleo de coco caseiro

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Quando se fala em emagrecimento, o óleo de coco virou um aliado importante, devido à sua capacidade de gerar calor e queimar calorias. Os benefícios da fruta, porém, vão além da ajuda na dieta. O coco também tem um papel importante na diminuição do nível de colesterol ruim (LDL)  e no aumento do bom (HDL). Aprenda abaixo uma receita para prepará-lo em casa e aproveitar mais seus nutrientes.

óleo-de-coco

Óleo de coco traz muitos benefícios para a saúde e para os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do óleo de coco

O óleo de coco pode ser acrescentado à sua dieta diária. Ele é excelente para pratos ricos em carboidratos, pois ajuda a reduzir o índice glicêmico dos pratos, tornando a refeição mais saudável. Entre as gorduras vegetais, ele é o que possui a maior quantidade de ácidos graxos, que aumentam a absorção dos nutrientes e também as defesas do organismo.

O óleo de coco também pode ser usado para regar saladas ou no preparo de pratos que levem óleo, azeite, manteiga ou margarina na sua composição, como arroz, refogados, carnes grelhadas, bolos e tortas.

Como fazer o óleo de coco em casa

Ingredientes:

– 3 copos de água de coco

– ​2 cocos de casca marrom cortados em pedacinhos

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador. A seguir, coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa plástica, em ambiente escuro, por 48 horas. Deixe a garrafa em ambiente fresco, a uma temperatura média de 25ºC, por mais seis horas.

Coloque-a na geladeira, em pé, por mais três horas. O óleo de coco irá solidificar e, para retirá-lo, será preciso cortar a garrafa plástica na linha onde a água separou-se do óleo. Aproveite somente o óleo, que deve ser transferido para um outro recipiente com tampa.

O óleo de coco estará pronto para ser utilizado quando ficar líquido, numa temperatura acima de 27ºC. Não precisa ser guardado na geladeira e tem um prazo de validade de dois anos.

Óleo de coco na hidratação do cabelo

Mas o óleo não é benéfico apenas na alimentação. Ele também serve como hidratante para os cabelos. Por ser rico em vitamina E, age na proteção interna do fio. É importante que ele seja aplicado puro no couro cabeludo. Confira também uma receita caseira para fazer uma máscara hidratante para seus fios.

Ingredientes:

– 1 garrafa de óleo de coco

– Água

– Pincel de tintura

Modo de Preparo:

Divida o cabelo em quatro partes e prenda-o. Em banho maria, aqueça o óleo de coco e, quando estiver morno, passe para uma tigela. Solte uma das partes do cabelo e com ajuda de um pincel, espalhe o óleo por todo o comprimento dos fios. Comece pela parte de baixo e o movimento deve ser das pontas para as raízes.

Depois de passar o óleo por todo o cabelo, deixe agir por 30 minutos. Enxágue os cabelos com água morna. Tire o excesso de água com uma toalha e enxágue com água fria para fechar completamente as cutículas do cabelo e deixá-lo mais sedoso e brilhante.