Remédios Caseiros

Acabe com o piolho com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

Quando surge uma coceira intensa e anormal no couro cabeludo, a primeira desconfiança que temos é sempre a mesma: piolho. Os piolhos são insetos pequeninos, que infectam o cabelo com ovos – que podem aparentar como caspa – e vivem no couro cabeludo.

Eles podem ser transmitidos para outras pessoas através do contato próximo. Mas essa incômoda condição tem tratamento. Veja alguns remédios naturais que você pode preparar na sua casa para eliminar os piolhos.

piolho

Métodos naturais e caseiros podem acabar com a infestação de piolhos. Foto: iStock, Getty Images

Chá de arruda ajuda a eliminar o piolho

A arruda é um excelente remédio caseiro contra o piolho e lêndeas. A planta tem propriedades vermífugas e calmantes, que eliminam os insetos ao mesmo tempo em que aliviam a coceira no couro cabeludo. Desta forma, aplique o chá de arruda frio nos cabelos e no couro cabeludo e, logo em seguida, passe o pente fino.

Siga as instruções para fazer o chá de arruda e aplicá-lo corretamente:

– Utilize 20 gramas de folhas de arruda e coloque em água fervente

– Deixe em infusão por 10 minutos

– Tampe, espere amornar e coe

– Aplique a infusão nos cabelos e no couro cabeludo com algodão, esfregando bem

– Espere agir por 30 minutos

– O pente fino deve ser usado logo em seguida para eliminar os piolhos mortos.

O chá de arruda é indicado principalmente para as crianças, pois, sendo totalmente natural, não tem o mesmo impedimento de remédios industrializados e não é tóxico.

Vinagre também ajuda a acabar com a infestação

Uma solução de fácil alcance em qualquer casa, o vinagre está entre os itens caseiros mais usados quando a ideia é combater o piolho sem recorrer aos remédios convencionais. O preparo é bem simples:

– O vinagre morno deve ser misturado a um creme condicionador

– Aplique em todo o cabelo e coloque uma touca plástica

– Espere agir por 30 minutos, enxágue normalmente e use um pente fino para eliminar os resíduos.

O vinagre é eficaz porque dissolve a camada externa da lêndea e faz com que ela se desgrude dos fios. A aplicação da solução com vinagre pode ser feita por vários dias consecutivos, mas é importante que seja verifique diariamente se não há mais lêndeas, que podem acabar com todo o trabalho, originando mais piolho.

Óleos essenciais contra o piolho

A combinação dos óleos essenciais de alecrim e alfazema é outra opção que, além de eliminar os piolhos e lêndeas, vai deixar os cabelos com aroma bastante agradável. Aprenda a preparar esta solução com óleos essenciais, que podem ser encontrados facilmente em casas de produtos naturais.Em um recipiente, misture:

– 30 ml de azeite,

– 10 gotas de óleo essencial de alecrim,

– 10 gotas de óleo essencial de alfazema.

Com um chumaço de algodão, espalhe bem por todo o couro cabeludo, concentrando na raiz do cabelo. Cubra com uma touca e espere que a solução aja por 60 minutos. Lave com o shampoo de sua preferência e, logo depois, utilize o pente fino.

E não esqueça que o controle diário é fundamental no processo de eliminação dos parasitas. Mesmo utilizando os tratamentos caseiros para acabar com o piolho, é importante examinar periodicamente a cabeça das crianças ou adultos que estejam infestados.

Atenção redobrada às regiões da nuca e atrás das orelhas, pois é nestes locais que o piolho mais se aloja. Depois de usar o pente fino, limpe-o bem, preparando para o próximo uso com segurança. A higiene das roupas de cama e de uso diário também é importante neste processo.


Sites parceiros