Remédios Caseiros

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

queimacao

A azia é uma sensação que ninguém gosta de ter, afinal, é muito incômodo ficar sentindo aquela queimação e mal estar provocados por ela. É por isso que hoje nos vamos falar sobre as causas e o tratamento para a azia. Confira as nossas dicas e aprenda a fazer um remédio caseiro para a azia.

Causas da azia

A azia é causada principalmente pelo refluxo gástrico, que ocorre quando os sucos gástricos encontrados no estômago sobem até o esôfago. É dai que vem a sensação de queimação característica da azia. Isso acontece, pois, ao contrário do estômago, o esôfago não possui um revestimento para se proteger dos ácidos.

Causas do refluxo gástrico

A principal causa do refluxo gástrico é comer em excesso e rápido demais, porém, existem pessoas que sofrem com a azia mesmo sem comer desta forma. Uma maneira de acabar com o desconforto causado pelo refluxo gástrico é começar a fazer mudanças nos hábitos alimentares como evitar excessos durante as refeições, principalmente à noite; e ingerir alimentos frescos e livre de condimentos.

aziaquei

Dicas para evitar a azia

– Faça refeições regulares durante o dia, não pule refeições, pois, isso certamente fará com que você coma em excesso mais tarde e consequentemente, sentir azia.

– Coma bastante vegetais e frutas e evite alimentos gordurosos ou com muito açúcar e frituras. Além disso, mastigue bem os alimentos.

– Use roupas confortáveis e largas que não apertem o seu estômago

– Evite bebidas como coca-cola e café, pois, elas podem irritar ainda mais o seu esôfago.

– Quando estiver com azia, não se deite, pois, esta posição ajuda os sucos gástricos a subirem. O ideal é ficar numa posição semi-sentada. Para isso, você pode improvisar um encosto na cama com alguns travesseiros. Outra opção é procurar por travesseiros anti-refluxo que mantém a cabeça inclinada e evitam que os sucos gástricos subam.

gengibre

Gengibre para o tratamento da azia

O gengibre é um alimento muito eficaz para aliviar a azia, pois, ele absorve o ácido do estômago e também possui efeito calmante. Você pode consumir o gengibre fresco e cru, basta adicioná-lo à alguma refeição; ou preparar um chá.

Receita de chá de gengibre

Ingredientes:

– Algumas rodelas de gengibre fresco
– 1 copo de água ( 200 ml)

Modo de preparo

Leve os ingredientes ao fogo baixo e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Coe e tome em seguida. Se você quiser, pode acrescentar algumas gotas de limão.

Existem outras formas de conter a azia, por exemplo: comer uma maçã sem casca ou tomar um suco de limão puro.

Se estas dicas foram úteis para o tratamento da azia, fique à vontade para nos contar a sua experiência!