Receitas

Aprenda 4 receitas de Pernambuco e inove na sua cozinha

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Pernambuco é uma das joias do Nordeste. Berço do frevo, do mangue beat e de Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala, o estado também tem uma das capitais mais belas do país: Recife. Aos 477 anos, a cidade ainda sustenta o título de “Veneza brasileira”, alcunha dada devido às diversas pontes sobre os rios Capeberibe e Beberibe.

Além dessa riqueza cultural e geografia inusitada, as receitas de Pernambuco são verdadeiras relíquias da cozinha nacional. Vale a pena conhecer e se deliciar com tanta variedade de cheiros e sabores.

receitas-de-Pernambuco

Pratos tradicionais do estado nordestino são muito saborosos. Foto: iStock, Getty Images

Veja 4 receitas de Pernambuco que vão te deixar com água na boca

– Cuscuz  nordestino

O cuscuz é um curinga não só nas receitas de Pernambuco, mas em toda culinária nordestina. Fácil de fazer, ele pode ser servido ensopado com leite de coco ou ainda acompanhado de carne de bode ou de sol.

O preparo é super fácil. Numa bacia misture farinha de cuscuz, uma pitada de sal e duas xícaras de água até formar uma farofa úmida. Depois, coloque a mistura em uma cuscuzeira e alise sem apertar. Tampe e leve ao fogo baixo por 15 minutos. Depois é só servir com o acompanhamento que achar melhor.

– Caldinho de Peixe ou Camarão

Mesmo sendo uma das capitais mais cosmopolitas, Recife sabe como nenhuma outra cidade brasileira guardar as tradições de seu povo. Prova disso é o famoso “Ele e Ela”, um caldinho que pode ser de frutos do mar ou de feijão, e é sempre acompanhado de um copinho de cachaça.

Vamos a mais uma das receitas de Pernambuco: cozinhe 250 gramas de camarão inteiro em 1 litro de água e junto cozinhe uma mistura de temperos batida no liquidificador, com 2 tomates, 1 cebola, 3 dentes de alho, ½ pimentão, coentro, sal e pimenta.

Acrescente 250 ml de leite de coco e azeite de oliva e ferva por mais 5 minutos. Depois, bata tudo no liquidificador e coe em peneira grossa. Leve ao fogo novamente. Sirva quente em copinhos pequenos.

– Feijão de Coco

O Feijão de Coco é uma das receitas de Pernambuco típicas da Semana Santa. É também um dos mais saborosos pratos para servir com arroz branco e o clássico peixe que a data exige.

Modo de preparo: Refogue 1 cebola, 1 tomate, 2 dentes de alho e coentro. Junte 3 xícaras de feijão – já cozido e batido no liquidificador com um pouco de caldo –, sal, pimenta e 250ml de leite de coco. Ferva até obter consistência de creme.

– Bolo de Macaxeira

A macaxeira – aipim ou mandioca para quem está fora do Nordeste – é outro curinga nas receitas de Pernambuco. Esta raiz, que também era muito apreciada pelos índios, compõe pratos deliciosos e irresistíveis.

O Bolo de Macaxeira é um deles. Para prepará-lo, misture, com o auxílio de uma colher de pau, 1 kg de macaxeira ralada finamente, ¾ xícara de margarina derretida, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos inteiros, 1 coco ralado, fermento e sal.

Depois despeje tudo em uma forma untada e leve ao forno, já pré-aquecido, por 40 minutos ou até ficar com a superfície dourada.