Receitas

Não fuja do doce! Receitas de sobremesas sem lactose

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

A intolerância à lactose é um problema que atinge mais pessoas do que se imagina. Ela se dá pela dificuldade da enzima lactase digerir um açúcar presente no leite e em seus derivados. O problema ocorre com mais frequência em adultos, já que na infância a produção dessas enzimas é abundante.

O fato de não poder consumir leite pode ser perfeitamente contornado com os produtos certos. O Doutíssima preparou algumas receitas de sobremesa sem lactose para você comer sem culpa.

 

sobremesa-sem-lactose

Alfajor sem lactose é uma ótima opção de sobremesa.

Sobremesa sem lactose com banana 

Ingredientes:

5 bananas prata bem maduras

1 copo de açúcar

2 colheres de sopa de água

2 rodelas de beterraba cozida

6 cravos da Índia

1 pedaço de canela.

Modo de Preparo:

Amasse as bananas e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até dourar. Acrescente a água e as bananas. O açúcar vai endurecer, mas deixe no fogo até que amoleça. Coloque as rodelas de beterraba, a canela e os cravos.

Quando o doce já estiver rosado, retire a beterraba. Continue mexendo de vez em quando até ficar em uma consistência que solte do fundo da panela. Deixe esfriar e sua sobremesa sem lactose está pronta para servir!

 

Pudim de claras com calda de café

Ingredientes:

3 claras

6 colheres de sopa de açúcar demerara

1 colher de chá de amido

Para a calda:

½ xícara de açúcar

½ xícara de café

2 colheres de copa de água.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo até ficar em ponto de calda. Ainda quente, despeje em toda a forma de pudim para essa sobremesa sem lactose.

Para o pudim, bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e o amido e bata até formar picos firmes. Despeje na forma de cozinhar em banho maria e cubra com papel alumínio. Cozinhe por 25 minutos. Espere esfriar e desenforme. Este pudim é uma opção fácil de sobremesa sem lactose.

 

Sobremesa sem lactose de alfajor de doce de leite

Ingredientes:

– Massa

½ xícara de margarina sem leite – creme vegetal em temperatura ambiente

½ xícara de açúcar

4 gemas de ovo

1 colher de chá de essência de baunilha

2 colheres de sopa de brandy ou conhaque

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de maisena

1 pitadinha de sal

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento.

– Recheio:

1 litro de leite de vaca zero lactose ou leite vegetal

1 e ½ xícara de açúcar mascavo.

Modo de Preparo:

Bata o açúcar com a margarina e depois acrescente as gemas. Coloque a essência de baunilha, o conhaque, bata e reserve. Em outra tigela misture a farinha, maisena, sal, bicabornato e o fermento. Coloque o creme reservado e misture com as mãos até formar uma massa homogênea. Se for preciso coloque um pouco de leite zero lactose para dar o ponto.

Cubra a massa e deixe descansar por cerca de 2 horas. Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa. A espessura deve ser de mais ou menos 5 cm. Corte os círculos com cortador ou copo. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos.

Para o recheio, leve ao fogo o leite sem lactose e o açúcar até engrossar e ficar na consistência de doce de leite. Para a montagem, pegue a bolachinha, passe o doce de leite e feche com outra metade. Se quiser, passe no açúcar. Fica saboroso e é uma sobremesa sem lactose.