Receitas

Mantenha a dieta com uma receita de cupcake integral

Por Redação Doutíssima 06/06/2015

Para os amantes de doces, o cupcake integral é uma alternativa mais saudável para manter a forma e a saúde. Incluir a farinha integral em alimentos, tradicionalmente, feitos com a branca pode parecer um desafio, mas a verdade é que dar uma cara mais fit a ele é muito fácil, saudável e saboroso.

 

Por que o cupcake integral é melhor?

A versão tradicional, feita de farinha branca e muito açúcar, é uma delícia. Porém, é rica em calorias, que ainda por cima são consideradas vazias. É por isso que o cupcake integral é melhor para quem deseja manter a forma e a saúde.

cupcake integral

Receita de cupcake tradicional tem poucos ingredientes benéficos à saúde corporal. Foto: iStock, Getty Images

Quando os grãos são refinados, as camadas de farelo e germe são geralmente removidas, e isso causa perdas significativas de fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos.

A ingestão desses grãos pode acarretar aumento do açúcar no sangue e uma forte resposta do pâncreas – e isso não é positivo para a saúde. São eles que compõem, basicamente, a receita tradicional de cupcake.

 

Os cereais integrais, em contrapartida, são uma fonte rica de muitas vitaminas essenciais, minerais e fitoquímicos. Eles possuem baixo teor de gordura saturada, são ricos em fibras e muitos outros nutrientes essenciais à saúde.

 

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition ressalta a importância de escolher alimentos integrais ao invés do trigo refinado para manter um peso corporal saudável. A pesquisa coletou dados de mais de 74.000 enfermeiras com idades entre 38-63 anos ao longo de um período de 12 anos.

 

As mulheres que consumiam mais grãos integrais pesavam menos do que aquelas que comiam menos desses alimentos ricos em fibras. Elas foram 49% menos propensas a ganhar peso em comparação com aquelas que comiam alimentos feitos a partir de grãos refinados.

 

Uma receita de cupcake integral tem ingredientes pensados em sua funcionalidade, ou seja, em seus efeitos no organismo. Já na receita tradicional, normalmente eles são incluídos apenas devido ao seu sabor.

 

Quer exemplos? A farinha refinada está na receita tradicional apenas para dar consistência, enquanto a farinha integral desempenha o mesmo papel e ainda oferece inúmeros benefícios. Na versão clássica, são incluídos vários gramas de açúcar refinado, enquanto no cupcake integral, a doçura vem de frutas frescas ou secas.

 

Cupcake integral com frutas secas e maçã

Ingredientes:

– 1 embalagem de mistura para bolo integral (410g)

– 1 colher de café de raspas de limão (opcional)

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

– 2 colheres de sopa de farinha de linhaça

– 2 colheres de sopa de farelo de aveia

– 1 copo de nozes picadas

– 1 copo de maçãs vermelhas bem picadas

– 1 copo de uva passa

– 4 ovos

– 170g de coalhada ou iogurte natural

– 50ml de óleo

– 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro

– 50 ml de suco de limão, laranja ou leite

 

Modo de preparo:

Misture bem os oito primeiros ingredientes e reserve. Com o auxílio de um liquidificador, bata por três minutos os ovos com a coalhada e o óleo. Acrescente o líquido batido à mistura reservada e misture bem.

Coloque em forminhas próprias e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 25 minutos ou até ficar dourado. Enquanto isso, faça o glacê – basta misturar bem o açúcar de confeiteiro e o suco de limão, laranja ou leite. Retire do forno e cubra o cupcake integral com o glacê. Decore a gosto.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!