Receitas

Arroz de pato: aprenda a fazer a receita para o jantar

Por Redação Doutíssima 03/10/2015

Receita tipicamente portuguesa, o arroz de pato surgiu originalmente como alternativa para aproveitar as sobras de comida do dia anterior. O prato popular em Portugal foi espalhado por outros países, entre eles Espanha e Brasil.

Conheça a seguir sua história e usos, e aprenda a preparar a receita para servir naquele almoço com a família.

arroz-de-pato-Fortissima-iStock-Getty-Images

Receita de arroz de pato é ideal para grandes almoços, principalmente com a família. Foto: iStock, Getty Images

 

Características do prato

O arroz de pato também é conhecido como “arroz à portuguesa” ou “arroz de Braga”. O último nome se deve à região de origem do prato, cidade ao norte de Portugal. As primeiras versões da receita surgiram quando as famílias portuguesas aproveitavam sobras do cozido do dia anterior. Dessa forma, preparavam o risoto apenas acrescentando legumes e temperos.

Apesar de não ser muito comum, a carne de pato é rica em água, minerais, vitaminas e pelo menos 25 gramas de proteína para cada 100 gramas do alimento. Devido a seu valor proteico alto, o pato auxilia no reforço do sistema imunológico e mantém o bom funcionamento dos tecidos.

Minerais como ferro, zinco e selênio estão presentes na composição da carne, auxiliando na produção de glóbulos vermelhos. Além disso, o pato fornece quantidades de vitaminas B12 e niacina, importantes no controle dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol de baixa densidade (LDL), e no bom funcionamento do sistema nervoso.

O custo da receita do arroz de pato pode ser um pouco salgado devido à certa raridade do ingrediente principal. Entretanto, o prato rende grandes quantidades, ideal para ser servido em almoços com muitos convidados.

Receita de arroz de pato

Ingredientes:

1 pato inteiro

3 1/2 xícaras de chá de arroz branco

4 dentes de alho

1/2 cebola

3 folhas de louro

1/2 ramo de alecrim

Azeite

Paio a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere o pato com sal, pimenta, alho e cebola picados, azeite, alecrim e folhas de louro. Corte a carne em pedaços e misture os temperos com as mãos. Encha uma panela de pressão com água e leve ao fogo alto por 30 minutos.

Em seguida, desfie o pato e reserve. Refogue o paio em uma panela e quando dourar acrescente o arroz. Ao invés de usar água para cozinhar, use seis xícaras de chá do caldo que cozinhou o pato na panela de pressão.

Quando o arroz começar a secar, acrescente o pato desfiado anteriormente e misture. Para finalizar, utilize mais uma xícara do caldo e deixe cozinhar. Se quiser, refogue um pouco de paio picado e coloque por cima para decorar. Use fios de azeite para regar e sirva em seguida.

Salada para acompanhar

Ingredientes:

1 pé de alface

3 tomates

2 pepinos japoneses

Salsa e cebolinha

Alho

Cebola de cabeça média

Vinagre

Azeite

Sal

Molho inglês

Modo de preparo:

Corte a alface em tiras, pique os tomates em pedaços médios e os pepinos em rodelas. Junte em um recipiente para salada e tempere com sal, azeite e limão. Em seguida, pique a cebolinha e a salsa e rale a cebola por cima. Para finalizar, adicione o vinagre e o molho inglês.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!