Remédios Caseiros

Aprenda receitas para utilizar o bicarbonato de sódio caseiro

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

O bicarbonato de sódio adquirido em farmácias e supermercados talvez não seja tão potente quanto aqueles utilizados pelos profissionais como o dentista, por exemplo, cujo grau de pureza é muito maior. De toda forma, o bicarbonato de sódio caseiro ou o que compramos em supermercados e farmácias pode ser muito útil para as mais diversas coisas. Quer saber como utilizá-lo?

bicarbonato-de-sodio-caseiro

Crie suas receitas caseiras com bicarbonato de sódio de forma fácil. Foto: iStock, Getty Images

Bicarbonato de sódio caseiro para a saúde bucal

Muitas pessoas buscam alternativas aos produtos industrializados, porque os ingredientes naturais não costumam apresentar efeitos colaterais à saúde. Com seu bicarbonato de sódio caseiro, você pode fazer sua própria pasta de dentes para usar no dia a dia, sabia? Confira abaixo.

Ingredientes:

1 colher de sal

4 colheres de bicarbonato de sódio

3 colheres de peróxido de hidrogênio

Ervas aromáticas a sua escolha – sálvia, menta, lavanda etc.

Misture o sal, o bicarbonato de sódio caseiro e o peróxido de hidrogênio, até que adquira uma consistência e um aspecto pastoso. Depois, adicione as ervas, que darão um aroma e um sabor ao seu creme dental caseiro. Pronto, agora é só usar. A única observação importante é que, a cada três dias, você deve usar um creme dental certificado, desses que você compra em farmácias.

Desodorante com bicarbonato de sódio caseiro

Não é apenas seu próprio creme dental que é possível fabricar com o bicarbonato de sódio caseiro. Outro produto de higiene importantíssimo pode ser fabricado com ele. Que tal fazer o seu próprio desodorante? Os ingredientes são, além do bicarbonato de sódio, a maisena e o óleo de coco.

Coloque o bicarbonato de sódio caseiro em uma panela, misturando ¼ de copo desse elemento com ¼ de copo de óleo de coco e ¼ de copo de maisena. Misture bem e leve ao foco por aproximadamente cinco minutos, até que o óleo de coco fique bem líquido, mexendo sempre.

Retire a panela do fogo e mexa por mais um ou dois minutos, até que fique suave e homogênea. Coloque em um frasco velho de desodorante, e deixe na geladeira por 12 horas. Depois, é só usá-lo e desfrutar dos benefícios do seu próprio desodorante caseiro.

Esfoliante facial com bicarbonato de sódio

Você sabia que é possível utilizar o seu bicarbonato de sódio caseiro e fazer um esfoliante facial natural? Basta misturar água e bicarbonato de sódio, na proporção de uma parte de água para três de bicarbonato.

Depois, limpe bem sua pele do rosto e então aplique a mistura com movimentos rotativos, sempre cuidando para não atingir a área dos olhos. Depois de aplicada, lave seu rosto com água e aplique seu hidratante do dia a dia. Viu como é fácil?

Shampoo anticaspa

A caspa é algo que realmente incomoda. E você sabia que é possível atacá-la com o seu bicarbonato de sódio caseiro?

Para fazer o seu shampoo anticaspa é muito fácil, basta colocar três colheres de bicarbonato de sódio na porção de shampoo que você irá utilizar para lavar seus cabelos. Na hora de aplicar a mistura, procure massagear bem o couro cabeludo, e depois enxágue como você está acostumado. Repita esse processo todos os dias, até começar a notar uma melhora.