Dieta

Dieta saudável para o verão: veja como perder peso com saúde

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A chegada da estação mais quente do ano pode ser tensa para qualquer um que esteja um pouco acima do peso. Praia, piscina e roupas mais decotadas e curtas deixam evidentes os quilinhos indesejáveis. Apesar da situação ser desconfortável, não é motivo para radicalismos e dietas mirabolantes.

 

Muitas pessoas acabam ganhando peso durante o inverno, pois tendemos a praticar menos atividades físicas e devorarmos pratos saborosos e bem mais calóricos. Mas com mudanças de hábitos e uma dieta saudável dá para afinar a silhueta e desfrutar o verão sem estresse.

 dieta-saudavel

Perder peso sem se descuidar da saúde é possível adotando bons hábitos. Foto: iStock, Getty Images

Dieta saudável requer metas

 

Se o objetivo é emagrecer, a primeira ação é estabelecer metas. Defina quantos quilos deseja perder em quanto tempo. Estipule um prazo possível para que você consiga emagrecer com uma dieta saudável e não fique frustrada ou ansiosa com os resultados.

 

Avise aos parentes e pessoas próximas que está mudando seus hábitos alimentares. É mais difícil resistir às tentações quando as pessoas ficam oferecendo ou insistindo que você prove alguma coisa.

 

Explique que está motivada com a dieta e os convide a aderir à sua dieta saudável. Como diz o ditado, a união faz a força. E pessoas unidas emagrecem mais!

 

Os segredos de uma dieta saudável

 

Para diminuir o número do manequim, a mudança alimentar é imprescindível e não tem como fugir disto. O ideal é que você não siga apenas o cardápio saudável durante a dieta, mas que mude realmente seus hábitos e ganhe em saúde e qualidade de vida, além de não voltar a engordar.

 

Primeiramente, é preciso entender que alimentos gordurosos e com muito açúcar, podem até ser gostosos, mas não fazem nada bem ao organismo. Por isso, eles ficam longe da dieta saudável.

 

O sódio é outro inimigo do emagrecimento. Ele faz o corpo reter líquido, dificulta a eliminação das toxinas e ainda sobrecarrega os rins. Quer perder peso com saúde? Então diminua ao máximo o consumo destes itens.

 

Que tal pratos coloridos?

 

Uma alimentação balanceada é a base para o bom funcionamento do nosso corpo. E escolher bem o que vai para o prato é fundamental para a sua reeducação alimentar. Pratos bem coloridos garantem a combinação dos elementos necessários para ficar bem nutrida e, consequentemente, de bem com a balança.

 

Os alimentos de cor laranja e amarelos, por exemplo, possuem uma substância que se transforma em vitamina A, importante para a visão e prevenção de doenças como câncer.

 

Os de cor vermelha, como o tomate, a goiaba e melancia, possuem o licopeno, importante antioxidante que protege o corpo da ação dos radicais livres e atua na prevenção do câncer de próstata e pulmão.

 

Os alimentos verdes, como as hortaliças, são ricos em clorofila e limpam o organismo de impurezas e toxinas. Capriche no prato, quanto mais colorido melhor!

 

Fracione as refeições

 

A receita para não exagerar e comer demais é não ficar com fome. Divida sua alimentação em 5 ou 6 refeições, não deixando passar de 3 a 4 horas. Para uma dieta saudável opte por lanches naturais como iogurtes e frutas. Uma porção de castanhas e nozes também são uma ótima opção, pois dão saciedade e possuem importantes nutrientes e gorduras saudáveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!