Receitas

Receita de purê sem glúten é alternativa para a sua dieta

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Está querendo controlar a dieta ou tem alguma intolerância ao glúten e procura por dica de acompanhamento para a sua refeição? Que tal experimentar opções de purê sem glúten?

purê-sem-gluten

Receita de purê sem glúten é uma opção diferente e saborosa para celíacos. Foto: iStock, Getty Images

Purê sem glúten é saudável e saboroso

Ingredientes:

Aventurar-se na cozinha para fazer um purê sem glúten é mais fácil do que você imagina. Para esse prato, você irá precisar apenas de três batatas cozidas, meio tablete de caldo de legumes sem glúten, meia xícara de leite de soja, uma colher de margarina sem leite, azeite de oliva e sal a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até ficarem bem molinhas. Depois, esprema as batatas (amasse bem com o garfo, ou bata na batedeira, ou no mixer) com a margarina e os tabletes de caldo dissolvidos no leite. Acrescente o sal. Se achar que não ficou muito cremoso, regue com um fio de azeite de oliva e misture novamente até que você encontre a textura desejada.

Mandioquinha

Ingredientes:

Também é possível inovar na hora de fazer o seu purê sem glúten e cozinhar uma versão de mandioquinha. Para fazer essa receita você vai precisar de 400 gramas de mandioquinha, três colheres de sopa de creme de leite de soja de sua preferência, três colheres de sopa de creme vegetal e sal a gosto.

Modo de preparo:

É muito semelhante com o purê de batatas. Para isso, você deve descascar a mandioquinha e cortá-la em rodelas. Então leve ao fogo para cozinhar até que elas fiquem bem cozidas. Após as mandioquinhas estarem bem cozidas, coloque-as no espremedor, ou mixer, ou até mesmo com o garfo e esprema as mandioquinhas.

Na sequência, leve o vegetal amassado ao fogo baixo acrescentando o creme vegetal, o creme de soja e também o sal ou tempero de sua preferência. O fogo deve ser muito baixo, apenas para esquentar. Mexa bem até que a mistura fique bem homogênea, depois complete o prato com salsa picada e sirva.

Purê sem glúten e com abóbora

E se você busca ainda uma terceira opção para inovar em termos de purê sem glúten que tal uma receita em que o ingrediente principal ao invés de batatas ou mandiocas é a abóbora. Gostou da ideia? Então veja como é simples variar.

Ingredientes:

Para o purê sem glúten de abóbora você irá precisar de meio quilo de abóbora de leite ou japonesa, três colheres de sopa de manteiga, sal e pimenta a gosto e uma xícara de leite de coco.

Modo de preparo:

O modo de preparo é muito simples. Inicialmente coloque para cozinhar a abóbora com o sal em água fervente. Após a abóbora estar bem cozida, retire-a da água e deixe esfriando. Depois de fria, tire a abóbora da casca depois de fria e passe no espremedor de batata em pequenos pedaços.

Você também pode usar um garfo e amassar os pedaços da abóbora, caso não tenha espremedor. Adicione a manteiga e também o leite de coco. Misture bem até que você consiga que a mistura fique homogênea. Seu purê está pronto para ser servido, basta decorar a seu gosto e fazer sucesso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!