Receitas

Arroz com pequi: saiba como preparar o prato típico de Goiás

Por Redação Doutíssima 13/10/2015

Já experimentou o arroz com pequi? Se você não mora – ou não esteve – nas regiões do cerrado brasileiro, provavelmente não deve ter saboreado essa iguaria.

O arroz com pequi é um prato típico de Goiás e ganha destaque no turismo gastronômico do Estado, mas também que pode ser encontrado em outros lugares do Brasil, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte de Minas Gerais.

 

O pequi também é conhecido como pequi-bravo ou pequiá-bravo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é usado na culinária, fabricação de cosméticos e licores, e sua madeira apresenta alta durabilidade e resistência.

arroz-com-pequi-Fortissima-iStock-Getty-Images

Pequi é rico em antioxidantes que protegem as células do ataque dos radicais livres. Foto: iStock, Getty Images

O pequizeiro pode alcançar até 10 m de altura e diâmetro, suas folhas são grandes e amarelas. É considerado uma das maiores árvores do cerrado brasileiro. A safra do fruto acontece entre os meses de janeiro e abril. Em 2014, um pé de pequi dava retorno financeiro de R$ 600 por ano para o produtor e cada árvore pode produzir até 6 mil frutos por ano.

Benefícios do arroz com pequi

O arroz com pequi não é apenas um prato tradicional goiano. De acordo com pesquisas realizadas pelo Laboratório de Genética e Mutagênese da Universidade de Brasília, o consumo do fruto traz benefícios à saúde. O pequi é rico em antioxidantes que protegem as células do ataque dos radicais livres.

O mesmo estudo traz indícios que o fruto protege as células contra o câncer e também contra os efeitos das drogas utilizadas no tratamento da doença. O pequi é rico em vitaminas como A, C e E, além de conter níveis de cálcio, fosforo, potássio e magnésio. Na composição do fruto ainda são encontrados betacaroteno, flavanóides e ácidos graxos ômega-3.

 

arroz com pequi infográfico doutíssima 

Receita de arroz com pequi

O arroz com pequi é um dos pratos preferidos de Luan Santana, segundo uma entrevista que o astro sertanejo deu a um programa de televisão, em 2012. Então, vamos a receita?

Ingredientes:

 

– 1/4 de xícara de chá de óleo de canola

– 10 de pequi lavado

– 2 dentes de alho espremidos

– 1 cebola grande picada

– 2 xícaras de chá de arroz

– 4 xícaras de chá de água quente

– Sal a gosto

Pimenta de cheiro ou malagueta a gosto

– Salsinha, cebolinha picada a gosto

Modo de preparo:

Coloque os pequis para cozinhar em uma panela separada enquanto em outra você refoga no óleo de canola o alho e a cebola em fogo baixo. Quando o pequi estiver cozido junte ao alho e a cebola e logo em seguida, acrescente o arroz.

 

Pode usar a mesma água de cozimento do pequi para preparar o arroz. A pimenta de cheiro ou malagueta você acrescenta de acordo com o seu gosto.

Quando o arroz estiver pronto, corte a salsinha e a cebolinha e coloque sobre o arroz. A receita leva em média 30 minutos para ficar pronta e rende até cinco porções.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!