Maquiagem

Batom metalizado volta dos anos 90 para fazer moda

Por Redação Doutíssima 18/11/2014

A volta dos anos 90 já estava prevista. Primeiro porque a moda é cíclica e sim, pode ter certeza de que algumas coisas que são super cafonas agora vão voltar em alguns anos. Segundo porque, depois de trazer de volta os anos 50, 60, 70 e 80, faltava a década dos jeans super largos, das camisetas de banda e do batom metalizado voltar à ativa.

batom-metalizado

Batom voltou à moda após muito tempo e tem feito sucesso atualmente. Foto: iStock, Getty Images

E pelo visto a hora de reviver os anos 90 é agora! A primeira indicação de que a década estava chegando (de novo) com tudo foi a divulgação da tendência conhecida como normcore, em que a última moda é se vestir de uma maneira extremamente normal. Sim, jeans, camiseta e tênis esportivo está super em alta e você nem sabia, né?

Mas não é só a vestimenta que voltou. Todas as tendências da época parecem querer ter seu momento de fama novamente. Acredite, o colares que imitam tatuagens no pescoço já podem ser encontrados à venda em algumas lojas.

E não fica para trás o icônico batom metalizado. Em tons majoritariamente frios como azul, prata e marrom, com muito brilho e muitas vezes uma pigmentação duvidosa.

Batom metalizado ocupa espaço dos matte

Ele volta para tentar acabar com a ditadura dos queridos batons matte, com alta pigmentação, cores vibrantes e que possuem uma cobertura super fosca como se houvesse uma tinta sobre os lábios.

Os metalizados podem não ser a melhor opção para quem quer uma maquiagem com aparência natural, mas com certeza podem deixar o rosto mais iluminado com suas partículas de brilho.

Em uma comparação entre o batom metalizado e o batom matte, ambos criam um impacto e são capazes de assumir o papel principal em uma maquiagem, ao mesmo tempo em que são de texturas e acabamentos totalmente opostos.

Vai encarar essa nova velha tendência? Então é bom estar preparada para fazer alguma alterações na maquiagem como um todo.

Como usar o batom metalizado

O batom metalizado costuma ser bastante cintilante, então é ideal que se mantenha todo o resto da maquiagem em tons mais foscos. Use sombras sem brilho e não muito coloridas nem muito escuras. Também priorize um acabamento mais fosco na pele, usando base sem muito brilho e pó para finalizar (mas sem exagero).

Também é preciso pegar leve no blush e escolher um tom bem próximo da cor natural do seu rosto quando ruborizado. E de novo, opte por acabamentos sem brilho. Não é preciso deixar o iluminador de lado, mas ao usar este tipo de produto vá com calma e ilumine apenas áreas indispensáveis como as maçãs do rosto.

Já que o batom metalizado já tem todos os brilhos que você precisa, não use iluminador perto da boca para destacar os lábios, pois pode dar a impressão de batom borrado.

Quanto aos tons, a regra é a mesma de sempre: teste aquilo que fica bom com o seu tom de pele e que você se sente bem usando. Os tons mais puxados para cobre tendem a ficar muito bem em todos os tipos de pele. Procure aquele que você gosta e ouse voltar aos anos 90.