Maquiagem

Inspire-se nas pin-ups e aprenda a fazer uma maquiagem retrô

Por Redação Doutíssima 20/07/2015

Se você faz parte do grupo de mulheres que apostam no make para garantir uma aparência diferenciada, que tal buscar inspiração nas pin-ups e investir na maquiagem retrô? Através de um olhar marcado e uma boca chamativa, esse look apresentado pelas divas das décadas de 30 e 40 jamais passa despercebido.

A maquiadora Fernanda Lindner explica que a maquiagem retrô é baseada em uma pele uniforme, olhos bem delineados e batom vermelho nos lábios. “A musa Marilyn Monroe era adepta do look e desfilava sempre toda a sua beleza e sensualidade, uma marca registrada das pin-ups”, destaca ela.

maquiagem retrô

Maquiagem retrô tem como característica o olhar marcado e uma boca chamativa. Foto: iStock, Getty Images

 

Itens indispensáveis para a maquiagem retrô

Como o enfoque da maquiagem retrô são os olhos e a boca, há alguns produtos específicos necessários para a composição do visual.

“Um delineador e um pincel de precisão para fazer o acabamento do ‘olho de gatinho’ delineado, um batom vermelho e uma base com boa cobertura já garantem um bom começo no make”, sintetiza Fernanda.

Além disso, é preciso ter atenção na hora de aplicar os cosméticos. “O delineado é sempre visto com receio por quem não tem muita prática”, destaca a maquiadora. Especialmente porque o traço deve ser feito com precisão e nem sempre é fácil acertar na espessura.

Há ainda o risco de o delineador borrar em qualquer descuido. “Por isso, se não for feito com cuidado, o delineado pode desvalorizar o visual”, adverte ela.

“Devemos ter cuidado, também, na hora de aplicar o batom vermelho. Lábios mais finos ou com linhas de expressão exigem cuidados antes da aplicação”, acrescenta. Por isso, o ideal é manter a boca sempre bem hidratada.

Quem precisar de referências para investir no make, pode observar o visual das famosas. “Algumas celebridades adotaram o estilo pin-up, o que ajudou a torná-lo tão popular no século XXI. As cantoras Christina Aguilera e Katy Perry são exemplos”, lembra Fernanda.

[RoyalSlider Error] No post attachments found.

Dicas para fazer a maquiagem retrô

Mas como conquistar uma maquiagem retrô digna de celebridade? Fernanda conta com algumas dicas. “Como estamos falando de uma maquiagem que exige uma pele uniforme, o primeiro passo importante é limpar e hidratar a pele”, enfatiza.

Depois, basta seguir os passos:

1. Primer, corretivo e base

“Inicialmente, aplique um primer, que vai diminuir as linhas de expressão e fechar os poros no rosto. Depois, use o corretivo para corrigir possíveis manchas e olheiras e, por fim, aplique a base, na mesma cor da sua pele”, orienta a maquiadora.

2. Delineador

Para o delineado, o grande protagonista desse estilo de maquiagem,  a chave está em traçar uma linha bem definida sobre os cílios superiores, prolongando o traço final para cima, simulando um pequeno ‘rabinho’, também conhecido como “delineado gatinho”.

“Comece do meio da pálpebra e siga até a parte externa do olho. Depois, faça do meio para a parte interna do olho”, sugere a expert.

3. Lápis e máscara para cílios

“Lápis nude na linha d’água e uma boa camada de máscara para cílios completam os olhos”, lembra Fernanda. Assim, o olhar fica supermarcante.

4. Batom e finalização

“Para a boca, escolha um batom vermelho de sua preferência e lembre-se de contornar os lábios antes de aplicar o produto, para assegurar melhor durabilidade e acabamento”, recomenda.

Para finalizar o look, de acordo com Fernanda, o blush deve ser leve e de tom natural. “Um iluminador facial aplicado nas têmporas auxilia no resultado final, contribuindo para uma pele de boneca”, conclui.

Gostou das dicas sobre maquiagem retrô? Então deixe um comentário abaixo!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!