Remédios Caseiros

Faça em casa um remédio para tratar lábios secos

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Geralmente, os lábios secos ou rachados são causados pelas mudanças drásticas na temperatura, seja o ar seco, calor excessivo ou frio implacável. Isso acontece porque os lábios possuem uma pele muito fina e não dispõem das glândulas que hidratam o corpo naturalmente.

Por isso, confira alguns tratamentos caseiros que irão ajudar a resolver essa situação.

lábios-secos

Você pode curar os lábios secos com hidratantes caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

Hidratantes caseiros para os lábios secos

Prepare um hidrante natural para os lábios secos usando óleo de amêndoa, cera de abelha, mel, vitamina E, malaleuca e alfazema. O óleo e a cera irão criar uma barreira contra o frio, enquanto os outros ingredientes irão regenerar a pele ressacada e acalmar a irritação da derme.

Separe quatro colheres (sopa) do óleo de amêndoa, uma colher (sopa) da cera de abelha, uma colher (chá) do mel e uma cápsula de vitamina E, para começar.

Em uma panela pequena e, com o auxílio de um outro recipiente, coloque em banho maria o óleo de amêndoa e a cera de abelha raspada. Mecha até derreter, após retire do fogo e acrescente o mel.

Quando a mistura tiver esfriado o suficiente para que possa ser colocada em contato com os lábios, adicione a cápsula de vitamina E, mais 10 gotas de essência de malaleuca e cinco gostas de essência de alfazema. Use o quanto quiser.

Misturar uma colher (chá) de mel com uma colher (chá) de vaselina em um recipiente resultará em uma pasta que também pode ser utilizada no tratamento contra os lábios secos. Depois de pronto, basta aplicar sobre a pele, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, remova com o suporte de um algodão embebido em água morna e repita esse processo cinco vezes por dia.

Óleo de mamona, pepino e babosa

Esfregar delicadamente gotas de óleo de mamona sobre a área afetada é outra opção, além de umedecer a mesma região com azeite de oliva. Pode-se acrescentar ainda açúcar mascavo a uma colher (chá) do mesmo azeite de oliva. Misture bem e passe nos lábios, fazendo movimentos circulares, esfoliando e ajudando na penetração. Feito isso, é só enxaguar a boca com água morna.

O pepino e babosa também possuem propriedades que combatem os lábios secos, agindo na dor ocasionada pelo ressecamento. No caso do pepino, pegue um, corte em rodelas finas e cubra toda a boca. Deixe agir por 15 minutos e aplique cinco vezes ao dia. Se preferir a babosa, pegue duas folhas, retire o seu gel e passe duas vezes ao dia.

Frutas e hidratação também curam os lábios secos

Algumas frutas também são ótimos hidratantes. Separe uma colher (chá) de mamão ou uma colher (chá) de suco de abacaxi e uma colher (chá) de margarina sem sal ou manteiga de cacau. Aplique o pedaço do mamão ou o suco de abacaxi nos lábios, massageando levemente. Depois, enxágue a boca e passe a margarina ou a manteiga de cacau, que manterá a proteção por um tempo maior.

Beber muito água também ajuda na hidratação, evitando os lábios secos. Beba de oito a 10 copos de água por dia. Vale lembrar que umedecer os lábios com a saliva não ajuda a hidratar – pelo contrário, resseca-os ainda mais. Beliscar ou morder é igualmente ruim, podendo causar uma infecção ou afta, agravando a situação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!