Remédios Caseiros

Conheça os melhores remédios caseiros para ter um coração saudável

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte atualmente, e a melhor forma de combatê-las é a prevenção. Manter o coração saudável pode ser mais fácil do que se imagina. Basta adotar algumas mudanças simples no seu dia a dia. Alguns remédios caseiros, feitos com ingredientes naturais, também podem contribuir para esse propósito.

Hábitos para manter o coração saudável

Manter o coração saudável deve ser uma preocupação constante na nossa vida, pois o órgão funciona como um motor para o corpo humano. Ele é responsável por bombear nosso sangue, garantindo que os nutrientes sejam enviados a todas as células do organismo.

coração-saudável

A prevenção é a melhor maneira de evitar complicações cardiovasculares. Foto: iStock, Getty Images

O estresse, fumo, bebidas alcoólicas e obesidade são fatores que aumentam consideravelmente as chances de infarto. Por isso, quem quer manter o coração saudável deve investir em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios físicos. Porém alguns remédios caseiros também podem ser muito úteis nesse propósito.

Apesar de não haver contra indicações do seu uso, é recomendado consultar um cardiologista caso você sinta dores constantes no peito, palpitações e falta de ar. Os chás e remédios atuam apenas na prevenção das doenças cardíacas.

Remédios caseiros para ter um coração saudável

Alcachofra e erva de bugre

Uma forma bastante simples de beneficiar a saúde do coração é beber chá. Cada erva desempenha uma função diferente para manter o coração saudável, e a alcachofra ou erva de bugre ajuda no controle da pressão das artérias. Basta ferver algumas folhas das plantas, coar e beber por pelo menos três vezes por semana.

Chá verde

Mais conhecido por ser utilizado em dietas de emagrecimento, o chá verde também evita que as gorduras fiquem acumuladas nas paredes das artérias e combate o mau colesterol (LDL). Ferva duas colheres de sopa das folhas em aproximadamente um litro de água e beba diariamente.

Hortelã

Ferva uma colher de sopa de folhas frescas de hortelã e uma casca de limão, juntamente com um litro de água, por não mais do que cinco minutos. Assim que terminar a infusão, desligue e deixe esfriar durante alguns minutos. Quando estiver morno, coe muito bem o chá e beba logo de seguida. É importante não esperar demais até tomá-lo, pois quanto mais tempo passar, mais o chá perde seu valor nutricional.

Alho

Deixe de molho cinco dentes de alho frescos em meio litro de água, por cerca de seis horas. Assim, você terá uma mistura que deverá ser ingerida todos os dias antes de dormir. Os componentes nutricionais do alho contribuirão para o bom funcionamento do seu organismo e trarão especiais benefícios para manter o coração saudável. É importante que os alhos utilizados sejam bem frescos.

Patê de salmão

Uma outra receita que pode ajudar a manter seu coração saudável é a de patê de salmão com linhaça. O peixe é rico em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides.

Já a linhaça possui ácidos graxos que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol e impedindo o acúmulo de gordura nas artérias. Ela possui também propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular. Veja como preparar essa receita:

Ingredientes:

– 1 posta média de salmão cozido

– 2 colheres (sopa) de requeijão light

– 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça

– 1 colher de sopa de salsinha crua

– 3 dentes de alho

– ½ colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem

– Uma pitada de sal

Modo de Preparo:

Primeiro você vai picar o alho. Em seguida, acrescente-o ao salmão. Em seguida, amasse o peixe com um garfo, acrescentando os demais ingredientes um a um. Misture tudo muito bem até que forme uma mistura homogênea. A dica é servir o patê com torradinhas integrais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!