Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar o refluxo gástrico

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Sabe aquele sensação de queimação no esôfago, seguida com a impressão de que sua comida está retornando à garganta? Se a resposta é sim, é provável que você esteja sofrendo ou já sofreu de refluxo gastroesofágico, que é quando o alimento do estômago volta para o esôfago.

São sintomas desse problema a azia, dor no peito, dificuldade em engolir e percepção de caroço na garganta. Para evitar o refluxo ou amenizar os seus sintomas, há uma série de remédios caseiros que podem ser tentados. Confira alguns.

refluxo

Remédios caseiros podem ser usados para combater o refluxo gástrico. Foto: iStock, Getty Images

Métodos caseiros para acabar com o refluxo gástrico

O limão o ajudará a equilibrar os níveis de acidez de seu estômago, inibindo o refluxo. Esprema o suco de um limão e misture a um copo de água morna. Beba todos os dias em jejum. O suco do limão deve ser extraído pouco antes de ser consumido, ou a fruta poderá perder suas propriedades curativas.

Para depois das refeições, você pode neutralizar os ácidos causadores do refluxo com bicarbonato de sódio. Basta adicionar uma colher (chá) do composto em um copo com água, misturando até dissolver. Tome todos os dias. Esse remédio caseiro não é recomendado para quem faz dietas com restrições de sódio ou possui pressão arterial alta.

O chá de algumas ervas acaba com a queimação, principal sintoma da doença. Separe uma colher (sobremesa) de camomila, uma colher (chá) de gengibre ralado e meio litro de água. Ferva a água, depois acrescente a camomila e deixe a mistura descansar por cinco minutos. Em seguida acrescente o gengibre e tape por mais cinco minutos. Tome três xícaras desse chá todos os dias, nos intervalos das refeições.

Mudanças alimentares também precisam ser tomadas para tratar o refluxo gastroesofágico. Evite alimentos gordurosos ou fritos, picantes como pimenta, alho e cebola, produtos de citrino ou tomate, álcool, chocolate e cafeína. Outra dica é comer com intervalos de tempo menores. Comer maçãs vermelhas é indicado para quem sofre dessa condição.

A casca de toranja orgânica também serve para aliviar a sensação desconfortável. Raspe a casca em um ralador, de modo que fiquem bem finas, e depois coloque em uma vasilha para secarem. Assim que tiverem secado, guarde-as em um recipiente fechado. Masque-as todas a vezes que se sentir mal.

Conhecida por suas propriedades antissépticas e usada no combate a gripes e resfriados, a canela também age neutralizando a acidez provocada pelo refluxo. Com o auxílio de uma torradeira, toste um pão de passas com manteiga. Feito isso, salpique canela a vontade sobre a superfície do pão. Na hora de comer, mastigue lentamente, para que seu estômago consiga digerir.

Hábitos que contribuem para evitar o refluxo

Todos os alimentos que você consumir devem ser bem mastigados, sem pressa. Sempre mantenha a posição vertical durante as refeições e evite muita ingestão de líquidos durante as mesmas. Não use cintos ou calças que apertem muito a cintura e durma com uma folga de pelo menos duas horas depois da refeição.

Fazer exercícios também é indicado para o tratamento de refluxo, porém ele só deve ser feito depois que se passarem duas horas desde sua última refeição. Procure um médico caso seus sintomas não amenizarem com esses tratamentos caseiros.