Remédios Caseiros

Óleo de canola: veja quais são os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

Muitas pessoas estão buscando fazer algumas substituições em seus hábitos alimentares, e mudar o óleo refinado comum para o óleo de canola é uma delas. Mas este óleo pode contribuir com muito além do que imaginamos, já que pode atuar contra diversas complicações da saúde.

oleo de canola

Em substituição ao tradicional óleo de cozinha, este tem grandes vantagens, como a ausência de gordura trans. Foto: iStock, Getty Images

O óleo de canola é feito a partir das sementes esmagadas da planta de Canola, que é uma parte da família Brassica. Alguns vegetais, como couve, couve-flor e brócolis, também fazem parte da mesma família.

A planta de canola é muito perfumada e possui flores amarelas. As sementes maduras são esmagadas para extrair o óleo, que é então refinado, engarrafado e vendido como óleo para uso externo, bem como o consumo.

Óleo de canola: sem gordura trans

 

O óleo de canola é extremamente benéfico para a saúde, já que contém uma menor quantidade de gordura saturada e não possui gordura trans ou colesterol, tornando-o mais saudável do que o óleo de cozinha tradicional.

É rico em gordura monoinsaturada, reduzindo o risco de doenças coronárias e é uma fonte rica de omega-6, essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro. Também possui omega-3, que protege o corpo contra acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

Uma porção de óleo de canola todos os dias, proporciona cerca de um quarto de toda a vitamina E que você precisa. Trata-se de um antioxidante que protege as gorduras e as proteínas do corpo contra danos dos radicais livres.

Por que usar óleo de canola

 

Os ensaios clínicos revelam que o consumo deste óleo oferece melhorias para a saúde. Veja quais são os benefícios do uso do óleo de canola para incrementar a busca pela qualidade de vida.

Saúde do coração

 

O óleo de canola tem o nível mais alto de esteróis vegetais. Estudos têm mostrado que os alimentos contendo altas concentrações de esteróis ajudam a reduzir o risco de diversas doenças cardíacas.

Reduz o colesterol

 

O esterol encontrado no óleo de canola inibe a absorção do colesterol no corpo. Além disso, é rico em gorduras monoinsaturadas, que reduz o LDL (mau colesterol) e aumenta o colesterol bom (HDL). Por consequência, este óleo estimula um perfil lipídico saudável.

Reduz a inflamação

 

As dores articulares, assim como a rigidez pode ser reduzida com o uso do óleo de canola. Também é útil para pessoas que sofrem uma inflamação devido a artrite crônica. Ainda reduz a inflamação devido à asma e desordens intestinais.

Problemas de pele

 

O óleo de canola é rico em vitamina E e K, que ajudam a acabar problemas de pele como rugas, linhas finas, acne, manchas etc. Ele é usado como uma base em muitos cremes e loções, uma vez que deixa a pele macia e brilhante.

Hidratação capilar

 

O óleo extraído das sementes de canola é extremamente benéfico para o cabelo. Os tratamentos de cabelo que usam o óleo quente são um excelente remédio para o ressecamento, quebra e pontas duplas. Além disso, pode atuar eliminando problemas como a caspa, desde que associado com azeite de oliva e óleo de amêndoas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!