Remédios Caseiros

Cânfora de jardim: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 21/01/2015

De origem tipicamente brasileira, a cânfora de jardim tem grandes propriedades benéficas para a saúde humana. Também é conhecida como canforeira, canfora-das-hortas, macelinha canforada, canfrinho e canforinha. Seu aroma é muito característico, devido aos seus vários componentes que tornam a planta um ótimo remédio caseiro.

Canfora de jardim

Planta tipicamente brasileira tem diversos efeitos positivos para a saúde humana. Foto: iStock, Getty Images

Em sua composição química é possível encontrar vários óleos essenciais derivados de cânfora, dentre os quais vale destacar o canfano, o cimol carvacrol, a quinona de canfora e o ácido canfórico, todos encontrados em seus ramos, raízes e folhas.

Dentre suas principais propriedades, destacam-se a ação antinevrálgica, antiepiléptica, descongestionante das vias respiratórias, sedativa, antirreumática, antisséptica (inclusive pulmonar), estimuladora do coração e respiração, elevadora da pressão baixa.

Ainda, trata tosses, febre, bronquite, dificuldade de respiração, inflamações reumáticas, queimaduras, e traz excitação para o sistema nervoso central. Quer mais? A planta tem propriedades diaforéticas, pulmonares, laxativas, anti-inflamatórias das vias urinárias, diuréticas, calmantes, refrescantes, emenagoga, antiofídicas, fungicidas e herbicidas.

Assim, esta planta está entre as mais recomendadas nos tratamentos naturais contra doenças cardíacas, hemorragia uterina, diarreia, cólicas, flatulência e ativação dos sucos gástricos. Outros benefícios podem ser observados contra dores musculares e reumáticas, picadas de insetos, contusão, acne e inflamação.

Remédios caseiros com cânfora de jardim

1. Uso interno

 

Algumas condições necessitam da administração interna dos remédios caseiros feitos com a planta. Porém, apesar da substância ser segura, é necessário ter cuidado com uma superdosagem. Você pode preparar um infusão usando a cânfora de jardim e, para isso, vai precisar de quatro folhas da planta e cerca de uma xícara de água fervente.

Beba a mistura três vezes ao dia. Mas lembre-se que a cânfora de jardim não é recomendada para o uso de crianças menores de cinco anos.

2. Uso externo

 

Um dos principais usos da cânfora de jardim é externo, como cataplasmas, compressas e banhos. É possível amassar as folhas para fazer uma cataplasma, que é útil para problemas de pele, como a acne.

Da mesma forma, as compressas feitas com o chá da planta podem ajudar e muito nestas condições. Outro uso é a tintura de cânfora de jardim, usando as folhas da planta, vodka ou álcool de cereais. Basta fazer a mistura e deixar descansar por duas semanas, e depois guardar em um vidro escuro.

Utilize este método para dores reumáticas, assim como picadas de insetos e feridas. O uso externo deve ser repetido cerca de quatro vezes ao dia.

Contraindicações da cânfora de jardim

 

Assim como a maioria dos remédios naturais que envolvem plantas, esta não é recomendada para grávidas, lactantes e crianças. Se você tem alguma condição de saúde que requer cuidados, converse com o seu médico antes de fazer o uso desta planta.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!