Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros com ervas para o cabelo

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Quando imaginamos um cabelo bonito, logo associamos a muitos tratamentos em salões de beleza e a produtos caríssimos. Mas a verdade é que não é necessário tudo isso para manter o cabelo sedoso e saudável. A estrutura capilar é muito simples, e sua saúde pode ser mantida com uma boa alimentação e cuidados diários com ervas para o cabelo.

ervas-para-o-cabelo

Você não precisa gastar rios de dinheiro para tratar os seus cabelos. Foto: Shutterstock

Ervas para o cabelo são ótimos tratamentos alternativos

Um dos grandes erros mais comuns no trato dos cabelos, que pode causar danos terríveis para os fios, é justamente o excesso de produtos químicos e procedimentos. Por isso, é sempre melhor buscar formas mais naturais de tratamento.

Usar ervas para o cabelo é uma das alternativas mais fáceis e baratas de manter o cabelo bonito. Se você não imaginava que algumas plantas do seu quintal poderiam poupar muito dinheiro, veja como isso é possível e comece agora mesmo um tratamento com remédios caseiros com ervas para o cabelo.

Conheça as melhores receitas com ervas para o cabelo

Alecrim

O alecrim é uma das ervas para o cabelo que você deve usar. Ela promove o crescimento do cabelo, reforça a raiz, e elimina a caspa. A erva possui propriedades antioxidantes que impulsionam o crescimento dos fios. Além disso, o seu teor de enxofre e de sílica ajudam a acabar com a queda de cabelo.

Outro benefício importante do alecrim é que ele pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo e desobstruir os folículos capilares, o que é ótimo para quem tem cabelos oleosos. Além disso, pode ajudar a escurecer o cabelo.

Misture duas gotas de óleo essencial de alecrim em duas colheres de sopa de outro óleo, como azeite, coco, amêndoas ou óleo de abacate. Aplique a mistura em seu cabelo, massageando o couro cabeludo. Deixe agir por pelo menos meia hora e depois lave os cabelos como de costume. Você também pode usar o chá de alecrim na hora de enxaguar o cabelo.

Para prepará-lo, use dois ou três ramos de alecrim e ferva em dois copos de água por cerca de cinco minutos. Depois, deixe o chá esfriar, coe e use após o shampoo e o condicionador. É possível utilizar estes dois remédios várias vezes por semana.

Henna

A henna funciona como um maravilhoso corante natural e por isso é uma das melhores ervas para o cabelo. Além de tornar o cabelo mais escuro, poderá fortalecer e condicionar os fios, deixando-os muito mais brilhantes.

Para isso, você vai precisar de algumas folhas de henna, que devem ser moídas até formar uma pasta. Então, adicione uma colher de chá de pó de café e um pouco de iogurte natural. Espalhe a mistura uniformemente sobre o cabelo e aguarde por meia hora antes de lavar os cabelos como de costume. Repita o processo uma vez a cada duas a quatro semanas.

Chá preto

O chá preto ajuda a escurecer o cabelo e a deixá-lo com mais brilho e maciez. Ferva duas colheres de chá preto em um copo de água. Adicione uma colher de chá de sal e deixe esfriar. Lave o cabelo com a mistura e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Depois é só enxaguar o cabelo com água fria, sem usar shampoo. Repita o processo uma ou duas vezes por semana.

Urtiga

A urtiga é outra das ervas para o cabelo muito importante, já que é útil para favorecer o crescimento dos fios. É uma erva que ajuda na prevenção da conversão de testosterona em di-hidrotestosterona, que é a principal causa de perda de cabelo. A urtiga pode ser consumida na forma de comprimidos, mas também pode ser utilizada como um óleo.

Coloque as folhas de urtiga em um frasco contendo azeite e guarde por três semanas, com luz solar direta. Certifique-se de que o frasco é hermeticamente fechado. Depois de três semanas, você pode aplicar o óleo caseiro em seu couro cabeludo e cabelo regularmente, e poderá ver o crescimento.