Maquiagem

Tipos de corretivo: o que considerar na hora de escolher

Por Redação Doutíssima 22/11/2014

Já aconteceu de você usar um corretivo e ele simplesmente não cobrir olheiras, espinhas e outras imperfeições? Ou de o corretivo piorar a situação e deixar as marcas mais visíveis ainda? Isso é uma questão mais comum do que você imagina: há diferentes tipos de corretivo, com variações na cor, tom, nível de cobertura e qualidade.

Antes de mais nada, é preciso entender que cada probleminha pode exigir corretivos diferentes para atenuar a aparência. Os diferentes tipos de corretivo não são capazes de eliminar nenhuma imperfeição: seu papel é exclusivamente disfarçar e deixar a pele com uma aparência mais lisa e uniforme.

tipos-de-corretivo

Diferentes modelos têm atribuições distintas para a pele. Foto: iStock, Getty Images

Confira os tipos de corretivo ideais para cada situação

– Corretivo verde ou amarelo

De todos os tipos de corretivo, este é indispensável para quem tem muitas espinhas e inflamações na pele. O colorido disfarça a vermelhidão das manchas e neutraliza o tom do das imperfeições. Se as espinhas ficam mais vermelhas na sua pele, o ideal é o verde. Já no caso de imperfeições de tom marrom, o amarelo é a melhor opção.

– Corretivo laranja ou salmão

Este é o melhor amigo de todas que têm olheiras. O tom pode variar bastante de marca para marca, mas quase todas as empresas de maquiagem oferecem a opção em tom alaranjado para cobrir e neutralizar olheiras. Em caso de marcas que puxam mais para o tom marrom, segue a mesma dica dada acima: escolha o corretivo de tom amarelado.

– Corretivo roxo

Para manchas amareladas, geralmente causadas pelo sol, o corretivo roxo é o ideal. Dos tipos de corretivo, ele é que melhor neutraliza este tipo de imperfeição que costuma ser frequente.

– Corretivo rosado

Este tom é o melhor amigo de quem quer cobrir cicatrizes ou manchas com aparência esbranquiçadas, como casos de despigmentação. Essas manchas acontecem quando a pele perde parte ou toda pigmentação natural em determinados locais. O corretivo em tons rosados atenua essa falta de pigmentos e uniformiza melhor o tom da pele no local.

Tipos de corretivo no tom da sua pele

Além de todos estes diferentes modelos, é importante ter um corretivo no seu exato tom de pele para uniformizar a cor. Os coloridos servem para atenuar problemas específicos, mas não dispensam o uso de um no tom da pele para uniformizar a aparência.

Ou seja, use o corretivo ideal para o tipo de problema que você quer esconder e depois use o no seu tom de pele para uniformizar tudo. Mas tome cuidado para não ficar com um acabamento tipo argamassa, o que acontece quando há muitos produtos depositados em um mesmo local.

Por isso, a textura do produto é importante quando for utilizar qualquer um dos tipos de corretivo coloridos. O produto não pode ser muito espesso ou vai deixar uma aparência estranha depois de finalizada a pele e também não pode ser muito leve ou não vai cobrir de maneira uniforme as manchas e imperfeições.

O importante é testar o que funciona para você antes de comprar e, se possível, ter a ajuda de um profissional no momento da escolha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!