Maquiagem

Passo a passo da maquiagem: como fazer o olho preto esfumado

Por Redação Doutíssima 12/07/2015

Ninguém pode negar que o olho preto esfumado garante  um visual poderoso. Não é à toa que esse look, bem carregado na sombra e no lápis, costuma ser protagonista nos tapetes vermelhos mais badalados do mundo. A boa notícia é que, com um pouco de prática, é possível fazer o make elegante em casa, através de truques simples.

Na hora de criar um olho preto esfumado, a ideia é optar por um sombreado sofisticado, escurecido na medida certa. O maquiador Marcos Costa, consultor da Natura, explica a tendência. “Esfumar quer dizer mesclar do tom mais intenso ao mais claro até desaparecer, criando um degradê. Quanto mais se esfuma, mais elegante a maquiagem fica”, enfatiza.

olho preto esfumado

Olho preto esfumado garante uma aparência poderosa. Foto: Shutterstock

 

Aprenda a fazer um olho preto esfumado

Mas, afinal, como fazer um olho preto esfumado? É preciso acertar na escolha e na aplicação dos cosméticos. “Todo produto, quando bem esfumado, deixa o visual lindo, independente da quantidade”, pontua Marcos. “O efeito pode ser criado somente com um lápis de contorno para os olhos, com sombra ou ambos juntos”, garante o maquiador.

Segundo ele, a ideia é criar um efeito degradê o mais natural possível. “O esfumado deixa as passagens de uma cor para a outra mais suaves, sem ficar datado. Exatamente o contrário das maquiagens usadas nos anos 70 e 80 que, em geral, não eram bem esfumadas”, relembra o especialista.

Em relação aos produtinhos indispensáveis no make, Marcos compartilha algumas dicas. “Os produtos em pó são mais fáceis de esfumar. Os lápis ideais são aqueles com textura macia”, sugere. Além disso, o profissional orienta sobre como as mulheres sem muita experiência com make podem acertar no esfumado.

“Quem não tem tanta prática com maquiagem, deve optar por produtos com texturas fáceis de usar. Uma boa sugestão é a sombra ultrapigmento. Escolher cores mais neutras, como aquelas que se aproximam do tom da pele, é um bom truque”, sublinha ele.

Sobre a forma correta de criar o olho esfumado, Marcos indica que o ideal é começar pelo lápis. “Pode ser usado em todo o contorno do olho e, posteriormente, pode ser esfumado com os dedos ou com o próprio esfumador do produto”, sumariza.

Olho preto esfumado: inspire-se nas famosas

Se você está buscando referências sobre como investir no olho preto esfumado, observar o visual das celebridades pode ser uma boa alternativa. As atrizes Jessica Chastain, Emma Watson, Mila Kunis, Amanda Seyfried e Anne Hathaway são apenas algumas das famosas que já apareceram com essa maquiagem poderosa.

Por isso, vale a pena apostar nas combinações mais variadas, com tons de batom que vão do nude ao vibrante. Mas, se estiver na dúvida sobre como não criar uma produção muito exagerada, deixe todo o destaque por conta dos olhos. “Um bom esfumado já vira protagonista da maquiagem”, assinala Marcos.

Além disso, para garantir um toque final deslumbrante, o truque é apostar no blush. “Vale lembrar que o blush também deve ser aplicado de forma levemente esfumada: ou seja, com o meio das maçãs mais intensos e contornos clareados”, finaliza o maquiador. Agora, inspirações não faltam para você apostar no make, certo?

Depois de aproveitar os truques para o olho preto esfumado, deixe um comentário contando o que você achou.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!