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Confira 4 ações que ajudam no controle do diabetes

Por Redação Doutíssima 23/11/2014

A vida com o diabetes pode ser muito próxima ao que é tido como normal à medida que a doença é adequadamente monitorada. Mais do que medir religiosamente os níveis de glicose no sangue e administrar corretamente os medicamentos, o paciente pode ser ainda mais pró-ativo no controle do diabetes.

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Mudanças na dieta fazem parte do controle diário do diabetes. Foto: iStock, Getty Images

Há rotinas saudáveis que podem trazer grandes benefícios e que devem ser conduzidas por quem busca o controle do diabetes. Dentre essas atitudes, destacam-se o regramento alimentar, a prática de atividades e o abandono de maus hábitos, como o fumo e o alcoolismo.

Veja algumas dicas e garanta o controle do diabetes

1. Tenha uma dieta equilibrada

Saber quais são os alimentos a serem descartados e os que podem ser inseridos ao cardápio é essencial para quem sofre com a patologia que afeta o mecanismo de absorção da glicose pelo corpo. Com porções moderadas de comidas saudáveis e horários de refeição planejados é possível manter o controle do diabetes.

Neste sentindo, é bom lembrar que as comidas processadas são as primeiras a serem riscadas da lista. Nesta relação de produtos estão as sopas e caldos artificiais, os componentes enlatados, os adereços para saladas, ketchup e molhos de tomate, entre outros.

Por se transformarem rapidamente em glicose quando no metabolismo, os carboidratos também devem ser ingeridos com cautela para se manter o equilíbrio metabólico.

Desse modo, ao invés de optar por itens que têm farinha branca e arroz em sua base, o diabético deve priorizar o consumo de grãos integrais e outros alimentos, com destaque para os laticínios de baixa caloria (queijos brancos), também fontes de carboidratos, recursos que abastecem o corpo de energia.

No grupo das proteínas, nutrientes responsáveis pela criação de novas células e tecidos, as recomendações são os peixes, as aves e as carnes magras, além de ovos brancos e legumes, que também ajudam no controle do diabetes.

Quanto às alternativas de vegetais indicadas, é possível mencionar os não-ricos em amido como o brócolis, a cenoura, as ervilhas e a abobrinha italiana. Na classe das gorduras essenciais, o diabético pode tirar proveito do óleo de oliva, de canola e amendoim, ademais do abacate, das nozes e outras sementes.

2. Faça exercícios

Trinta minutos diários de atividade cardiovascular e três dias de treinamento de resistência por semana são suficientes para dar ao paciente mais qualidade de vida, considerando que se trata de uma das medidas mais eficientes no controle do diabetes ao contribuir à regulação da glicose no fluxo sanguíneo.

Além disso, os treinos rotineiros promovem a melhora do humor, ajudam a controlar o peso, propiciam sono melhor, e diminuem o colesterol e a pressão alta.

3. Suprima o tabagismo

O cigarro contribui para o agravamento de diversas doenças, inclusive do diabetes. Portanto, eliminar o vício é muito importante.

4. Reveja sua postura diante do álcool

Na mesma proporção que o cigarro, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial. Coolers, vinhos doces, licores e tônicos devem ser terminantemente evitados por diabéticos. Quanto às demais alternativas de bebidas, a orientação é sempre questionar o médico sobre eventuais consumos moderados.

 

 

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