Especialidades

Entenda o que é um AVC e quais as suas consequências

Por Redação Doutíssima 01/11/2014

O acidente vascular cerebral, ou AVC, acontece quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Como consequência disso, ocorre uma paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada, o que provoca as sequelas. Por isso, saber o que é um AVC e como agir na ocorrência de um acidente é fundamental.

o-que-é-um-avc

Acidente vascular cerebral pode ter sérias sequelas. Foto: iStock, Getty Images

O que é um AVC: principais sintomas

Entre os principais sintomas da doença é possível destacar uma diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo, bem como uma alteração da sensibilidade com sensação de formigamento.

Também são sintomas a perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos, a alteração aguda da fala – incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem –, assim como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente e instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Além do socorro e do tratamento inicial, é comum que haja consequências provenientes de o que é um AVC que exigirão um processo de reabilitação. O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada vão sempre depender e variar conforme forem as particularidades que envolvam cada caso.

Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, com fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais.

Consequências do acidente

Independentemente do tipo ou de o que é um AVC, as consequências geralmente tendem a ser bastante danosas. Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam pessoas a retomarem a realização das suas atividades até então cotidianas.

Em termos de consequências, é possível afirmar que esse é um ponto bastante variável da doença. Isso pois a sequela irá variar conforme a região cerebral atingida, bem como de acordo com a extensão das lesões. Isso significa que o AVC pode oscilar entre dois opostos.

Em um ponto encontramos os casos de menor intensidade, que praticamente não deixam sequelas. Por outro lado há os casos mais graves, que apresentam sequelas variáveis podendo levar as pessoas à morte ou ainda a um estado de absoluta dependência de terceiros, sem condições, por vezes, de nem mesmo sair da cama.

Os danos são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de 3 horas para ser iniciado. Além disso, a pessoa pode sofrer diversas complicações, como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala, dificuldade para se alimentar, constipação intestinal, epilepsia vascular, depressão e outras implicações decorrentes da imobilidade e pelo acometimento muscular.

Um dos fatores determinantes para os tipos de consequências provocadas é o tempo decorrido entre o início do AVC e o recebimento do tratamento necessário. Para que o risco de sequelas seja significativamente reduzido, o correto é que a vítima seja levada imediatamente ao hospital.