Remédios Caseiros

Saiba como tratar a acne com soluções caseiras

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

Espinhas, cravos, manchas avermelhadas. Pensando em acabar com esses fenômenos indesejados que assombram a vida de muitos adolescentes e adultos, separamos algumas receitas caseiras, feitas com ingredientes do dia a dia, que irão acabar com sua acne.

acne

A acne é comum na adolescência por conta das mudanças hormonais. Foto: iStock, Getty Images

Máscara facial contra a acne

Vamos começar com uma máscara facial que, além de hidratar a pele, diminuirá a oleosidade, que obstrui os poros da pele, causando as inflamações.

Para essa receita você precisará de leite e arroz. Cozinhe o arroz sem nenhum tipo de tempero ou outro ingrediente, de maneira que ele fique com uma textura de empapado. Depois de pronto, acrescente o leite e vá misturando os dois, amassando o arroz, até que um creme seja formado – controle a quantidade de leite para que a mistura fique consistente.

Feito isso, aplique a fórmula na área afetada e deixe agir por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, faça uma massagem com delicadeza, utilizando movimentos circulares. Com água morna, retire a máscara e deixe a pele secar naturalmente. Repita esse procedimento por, pelo menos, uma vez por semana, até que as irritações causadas pela acne tenham desaparecido.

Outra receita caseira de máscara facial pode ser feita com um creme obtido após bater a clara de um ovo em neve. Espalhe-o na pele e aguarde até que a espuma se torne uma camada seca. Lave a face com água morna. Repita esse processo duas vezes por semana e as marcas deixadas pelos cravos e acne irão suavizar até sumir.

Hidratação é eficaz contra a acne

A ingestão de líquidos também auxilia a combater a acne e, junto com a máscara facial, pode acabar com seus problemas de pele mais rápido. Para quem gosta de bebidas geladas, o ideal é o suco de limão. Somado à maça e azeite, funciona como um adstringente natural.

Para essa receita, separe três limões, uma maçã, água e azeite. Para adoçar, utilize mel ou açúcar, como preferir. Extraia o suco dos limões e reserve. Separe um copo de água e dez gotas de azeite. A maçã deve ser cortada em quatro partes.

Então coloque tudo no liquidificador e bata bem. Tome esse suco por três meses, duas vezes por dia. A combinação vai agir refreando as toxinas do seu organismo, diminuindo o risco de inflamação das espinhas e cravos já existentes, assim como a aparição de novas erupções.

Se a sua preferência é por uma bebida quente, o chá de ervas é uma boa pedida. Reserve 700 ml de água e ervas dente-de-leão, raiz de bardana seca e flor de trevo-vermelho. Adicione a água, duas colheres de sopa de raiz de bardana seca e duas colheres de sopa de dente-de-leão em uma panela, deixando ferver por 10 minutos. Depois disso, adicione duas colheres de sopa de flor de trevo-vermelho.

Caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença hormonal, em algumas vezes genética, a acne aparece em diferentes idades e tipos de pele. Simultaneamente às medicações caseiras, é importante que se procure um médico dermatologista, que avaliará caso a caso, recomendando o tratamento mais eficaz para o seu tipo de problema.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!