Sexualidade

Conheça 4 mitos e 4 verdades sobre a masturbação

Por Redação Doutíssima 27/11/2014

Há algo errado em fazer amor com nós mesmos? A masturbação nos ensina coisas novas sobre o nosso corpo e, com ela, conseguirmos informações privilegiadas, que conseguimos transmitir para nossos parceiros. Ela ainda alivia o estresse e ajuda a dormir melhor à noite, além de aliviar cólicas menstruais, enxaquecas, queimar calorias ser a forma mais segura de sexo que existe.

Mas muitas pessoas ainda têm uma certa desconfiança sobre a masturbação. Por que? Há muitos rumores negativos em torno do assunto, tanto sobre a prática em si quanto sobre as pessoas que a praticam. Mas nem tudo o que dizem realmente é verdade, já que a maioria destas informações são totalmente equivocadas.

masturbação

Masturbar-se é saudável, pois alivia a tensão física e o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Veja alguns mitos e verdades sobre a masturbação e veja como isso pode te ajudar a ter uma vida sexual mais intensa e prazerosa.

Mitos sobre a masturbação

Mito 1: Você vai perder a capacidade de orgasmos durante o sexo com o parceiro

Alguns temem que ter orgasmos regulares, induzidos por masturbação, vai torná-los imunes aos seus parceiros durante o sexo com penetração. Na verdade, masturbar-se pode ajudar a aumentar a intimidade e encontrar as melhores formas de se encontrar o prazer.

Mito 2: Isso é apenas para os homens e não para mulheres

Apesar de ser mais comum entre os homens, essa prática pode ser feita por homens e mulheres. Isso porque apesar de encontrarem o prazer de formas diferentes, o mecanismo usado é o mesmo. Por isso, não existem distinções de gênero para o auto-prazer.

Mito 3: Não é “sexo real”

O prazer sexual durante é semelhante ao prazer sentido com o “sexo real”, ou seja, o sexo com um parceiro. Especialistas em saúde sexual dizem que as pessoas que se masturbam são mais propensas a desfrutar de uma boa vida sexual com um parceiro.

Mito 4: Pode acabar com o estoque de sêmen do corpo

O sêmen é produzido nos testículos durante toda a vida de um homem. E ele vai continuar sendo ser produzido, enquanto os órgãos reprodutores estiverem saudáveis.

As verdades sobre a masturbação

Verdade 1: É saudável

O mito é que se masturbar regularmente pode te deixar cego, danifica os órgãos sexuais ou cresce mais pelos ou espinhas não poderia estar mais longe da verdade. A masturbação possui uma série de benefícios para a saúde física e mental, como liberação do estresse e tensão física.

Verdade 2: Não é só para pessoas solteiras

A verdade é que a masturbação em um relacionamento funciona como um complemento para a vida íntima. Uma pesquisa feita pelo Instituto Kinsey afirma que 40% dos homens e 30% das mulheres que possuem um parceiro, masturbam-se regularmente.

Verdade 3: Aumenta a potência sexualmente

Ao contrário dos mitos de que a prática elimina o desejo sexual, há evidências de que ela pode aumentar os músculos do assoalho pélvico e impedir a disfunção erétil. E mais: ela pode ajudar a prolongar a ejaculação e, por isso, é útil para quem sofre com a ejaculação precoce.

Verdade 4: Não causa doenças sexualmente transmissíveis

Somente o contato pele com pele ou uma transmissão de fluidos corporais de um parceiro infectado pode transmitir uma DST. Por isso, a masturbação é totalmente segura.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!