Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar estresse

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Toda correria do dia a dia para conseguir dar conta de uma agenda atarefada pode trazer um esgotamento não só físico, mas também mental. A boa notícia é que existem formas rápidas e práticas para aliviar estresse, com receitas caseiras fáceis de preparar.

Aliviar estresse melhora a qualidade de vida

O estresse é uma reação natural do organismo, que precisa se adaptar a uma nova situação. Isso pode gerar transtornos se ocorrer de forma constante e não for bem controlado. Ansiedade, depressão, falta de memória, dificuldade de concentração e irritação constante são alguns dos sintomas da doença.

aliviar-estresse

Chás preparados com plantas medicinais são bons para aliviar o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Aliviar estresse é importante, pois, a longo prazo, essa condição pode causar aumento da pressão arterial, distúrbios gastrointestinais, insônia e dores de cabeça, além de aumentar o risco de derrame. Em casos mais graves, é importante consultar um médico especialista para iniciar um tratamento.

Para evitar complicações com a doença, é bom ter em casa um estoque de ervas e plantas para aliviar estresse, como maracujá, camomila, erva cidreira, alecrim, entre outras. Alimentos ricos em vitamina B, como carnes, leite e ovos, também podem ser grandes aliados.

Além disso, é importante ter uma dieta balanceada, manter a sua agenda organizada, separar momentos para relaxamento e realizar exercícios físicos regularmente.

Receitas caseiras para aliviar estresse

Maracujá

Além de aliviar estresse, a fruta é muito utilizada para tratamentos contra a insônia e ansiedade, por ser um calmante natural. Ferva uma xícara de água e coloque algumas folhas do maracujá junto à infusão. Se quiser potencializar seu efeito, coloque também erva cidreira e melissa. Tome uma xícara, três vezes ao dia, e irá perceber os resultados instantaneamente.

Camomila

O chá também tem propriedades calmantes e é um dos mais utilizados quando se trata do assunto. Tenha a planta sempre em casa se quiser aliviar estresse, pois ela também alivia dores de estômago e enjoos que podem resultar do distúrbio. Ferva uma xícara de água com uma colher de sopa das flores e folhas da camomila. Coe e beba pelo menos três vezes ao dia.

Anis-estrelado

Ferva uma xícara de água e adicione uma colher de sopa das sementes e do caule da planta. Você pode ingerir o chá até três vezes ao dia, porém, se estiver grávida, melhor consultar um médico antes de experimentar o tratamento.

Erva cidreira

A planta tem poder analgésico e é importante para aliviar estresse, pois também pode curar a dor de cabeça. Pique as folhas de erva cidreira coloque em uma xícara de água fervente por 10 minutos. Coe e tome o chá pela manhã e antes de dormir.

Alecrim

Utilize as folhas da planta para preparar a infusão. Adicione aproximadamente uma colher de sopa do alecrim para uma xícara de água. Beba duas vezes ao dia. Se quiser potencializar o efeito do chá, você também pode misturar com alguma outra erva citada na matéria e picar bem as folhas, para extrair melhor suas substâncias.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!