Especialidades

Saiba o que são gases vaginais e como evitá-los na hora do sexo

Por Redação Doutíssima 22/08/2015

A experiência sexual pode ser arruinada pelo som de gases vaginais. Muitas vezes, eles geram constrangimento para homem e mulher, acabando com a excitação na hora. A boa notícia é que com alguns cuidados é possível evitar essas situações.

Para algumas mulheres, é comum haver uma expulsão do ar a partir da abertura vaginal, principalmente após relações sexuais, masturbação, tosse ou exercícios pesados.

gases vaginais

O fortalecimento da região pélvica pode evitar a passagem de ar pela vagina. Foto: iStock, Getty Images

 

Principais causas dos gases vaginais

Algumas mulheres experimentam passagem de ar ou vento pela vagina, podendo criar um ruído audível e muitas vezes embaraçoso. Esses gases vaginais são geralmente inodoros porque eles não têm relação com a matéria fecal. A fraqueza do assoalho pélvico, que ocorre normalmente a partir do parto, é o principal culpado por eles.

 

O ar pode ser sugado para dentro da vagina durante sexo, masturbação ou exercício físico, especialmente se a abertura vaginal é mais larga ou flexível do que já fora anteriormente.

Depois que esse ar é aspirado, ele fica preso na parte superior da vagina, atrás de uma das paredes. Em seguida, durante o reposicionamento do corpo, ele é empurrado para fora e cria uma sensação de ruído.

 

Um estudo publicado na revista ISRN Obstetrics and Gynecology, em 2012, determinou a prevalência de gases vaginais em 948 mulheres iranianas com idade entre 18 a 80 anos, dentre as quais uma em cada 25 era virgem.

Depois de um exame físico ginecológico, todas participantes foram questionadas sobre gases vaginais – principalmente frequência e hora de ocorrência.

 

Os dados mostraram que 20% das entrevistadas admitiram ter experimentado esse tipo de problema, e que menos de 6% consideraram que foi embaraçoso. Das que já haviam passado por essa situação, 45% a tiveram pela primeira vez depois do parto, enquanto 33% disseram que eles começaram espontaneamente.

 

A atividade mais comum que resultou em ruído vaginal foram as relações sexuais – pouco mais de 50%. Os pesquisadores concluíram que os fatores que foram mais associados à incidência de uma vagina barulhenta foram parto vaginal, baixo índice de massa corporal e idade jovem.

 

A flatulência vaginal que cheira, normalmente, indica condições médicas mais graves. Entre as possibilidades estão a fístula colovaginal – um “rasgo” entre o cólon e a vagina –, que pode ser causado por uma série de diferentes fatores como parto, acidentes cirúrgicos e doença de Crohn. Se não tratada, é capaz de levar a infecções do trato urinário.

 

Como evitar os gases vaginais?

A única maneira para tratar esse problema é realizar exercícios que fortaleçam a musculatura pélvica, como os exercícios de Kegel. Quando você está para fazer xixi, contraia os músculos que comandam o fluxo de urina, durante cerca de quatro segundos. Em seguida, solte-os para deixar a urina fluir novamente.

 

Se você deseja verificar e certificar-se de que está usando os músculos certos, coloque um dedo ou dois em sua vagina. Contraia os músculos. Caso sinta uma pressão, então você está fazendo da forma correta.

 

De todo modo, se você sentir que os seus gases vaginais têm um cheiro ruim, não deixe de ir em busca de ajuda médica para que possa ser feita a analise correta do seu caso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!