Moda

SPFW: conheça as tendências da moda para 2015

Por Redação Doutíssima 01/12/2014

A nossa semana de moda mais importante, a SPFW (São Paulo Fashion Week) aconteceu há poucos dias e já causou furor nas fashionistas mais antenadas que, desde já, estão de olho nas tendências que cruzaram nas passarelas. Algumas, já dá pra sair usando agora mesmo, outras exigem a troca da estação e de temperaturas.

spfw

Semana de Moda de São Paulo apresentou looks que já são tendência. Foto: iStock, Getty Images

Inspiração na passarela da SPFW

 

Confira as principais tendências para o inverno de 2015 e já comece a adaptá-las ao seu estilo!

 

1. Florais

 

As estampas florais costumam aparecer muito na primavera, mas dessa vez elas se anteciparam. Os florais surgem de uma maneira mais sóbria com fundos escurecidos e as flores como uma fuga de cor. Essa tendência já pode ser usada agora, mas aproveite o verão para abusar de florais mais vibrantes.

 

2. Branco total

 

Sempre polêmico, o branco total acaba sendo deixado de lado por quem não trabalha na área da saúde. Mas para fugir desse paradigma, é preciso escolher texturas e modelagens que não remetam nem um pouco aos jalecos usados por médicos, enfermeiros e dentistas. Cortes amplos porém com curvas mostram que o branco total fica muito bem, sim senhor.

 

3. Botas

 

Entra inverno, sai inverno, e as botas continuam firmes com o objetivo de aquecer os pés e proteger da chuva. Além de acessórios de proteção, as botas podem carregar muita informação de moda e ditar estilos.

 

Nessa edição da SPFW elas aparecem em canos bem curtos, na altura do tornozelo, ou bem compridos, perto ou ultrapassando os joelhos. Os saltos são altos e bem grossos.

 

4. Cinturinha

 

As saias midi, que já estão há algum tempo vestindo as mulheres mais atentas à moda, já ditam essa tendência: cintura marcada. Cintos e modelagens que marcam e definem a cintura foram quase unanimidade na SPFW. Essa tendência é ótima para mulheres que querem mostrar uma silhueta tipo violão.

 

5. Maquiagem suave

 

Outra unanimidade na SPFW foi a maquiagem muito sutil. O efeito na pele do rosto era muito natural, obtido com o uso de bases muito leves e nada daquela camada de pó matificante.

 

Nos olhos, pouca cor e pouco produto, nada de olhos esfumados ou peripécias com sombras de várias cores. O marrom clarinho, só para marcar a pálpebra, foi o rei das passarelas. O rímel era suave, uma ou duas camadas no máximo, e o blush apenas uma marcação de cor sutil.

 

Para algumas marcas, o iluminador no alto das bochechas foi o ponto forte. Apesar do desfile ter sido das coleções de inverno, este é o look ideal para encarar os dias mais quentes do verão.

 

6. Jeans

 

O jeans já está presente no dia a dia de todo mundo, o que torna essa tendência muito fácil de ser adaptada. As passarelas da última SPFW mostraram que o jeans do inverno de 2015 é claro e com alguma lavagem desgastada, que não chega a ser o contrastante acid wash. O tecido pode ser aplicado de diversas maneiras, em saias, camisas, calças e até botas.

 

Lembre-se: tendências são sugestões! Adapte aquilo que você gosta ao seu estilo e sua necessidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!