Moda

Relógio inteligente: conheça as novidades para o acessório

Por Redação Doutíssima 25/10/2015

Os avanços tecnológicos são cada vez mais favoráveis ao homem moderno. O dispositivo da vez é o relógio inteligente, um tipo de “tecnologia vestível”, ou seja, que pode fazer parte do visual masculino. Um levantamento conduzido pela empresa IDC sugere que, nos próximos cinco anos, a venda dessas produtos irá crescer em 23%.

O foco da indústria tecnológica nos relógios inteligentes faz com que exista uma variedade cada vez maior em produtos desse segmento. O dispositivo da Apple, o Apple Watch ainda é líder no mercado, monopolizando cerca de 58% das vendas. O modelo Android vem na sequência, com o Android Wear, que deverá concentrar 17,64% da fatia de mercado.

relogio-inteligente-doutissima-istock-getty-images

Relógio inteligente monitora a saúde e permite conexão a redes sociais. Foto: iStock, Getty Images

 

Funcionalidades do relógio inteligente

Mas, afinal, qual é o propósito de um relógio inteligente? Além de informar as horas, ele reúne as principais utilidades de um smartphone ou dispositivo fitness, ao alcance do pulso. Isso sem falar, é claro, do apelo estético contemporâneo aliado a um acessório clássico, o que valoriza a aparência do homem bem-sucedido do século XXI.

A proposta da “tecnologia vestível” é facilitar o acesso às informações sobre o que ocorre no mundo e, ao mesmo tempo, a dados pessoais para o monitoramento da saúde. Através do relógio inteligente, é possível tanto acompanhar notificações de redes sociais, quanto verificar batimentos cardíacos durante o dia.

Para os homens que praticam exercícios físicos, o dispositivo também é um ótimo aliado. Ele ajuda a monitorar o tempo da atividade e as calorias queimadas, permitindo um histórico preciso em relação à prática. Outros aspectos relacionados à saúde também podem ser averiguados, através de dados sobre a qualidade do sono, por exemplo.

As funções mais tradicionais dos dispositivos inteligentes também estão presentes nesse novo modelo. Com o relógio, é possível verificar condições climáticas, caixa de e-mails, agenda diária, fotografias e músicas. A proposta é, justamente, reunir todo esse banco de dados no acessório.

Relógio inteligente para surfistas

Além do tradicional modelo de relógio inteligente, a indústria segue trabalhando em versões cada vez mais aprimoradas. A marca Asus tem seu próprio modelo de dispositivo, o ZenWatch 2, assim como a LG, que chamou seu produto de Watch Urbane. Já a californiana Nixon apresenta agora o The Ultratide, destinado aos surfistas.

O modelo de relógio inteligente para praticantes de surf deve chegar ao Brasil em novembro e conta com funções exclusivas. Ele vai mostrar, em tempo real, características como a altura e a direção das ondas do mar, a velocidade do vento e a temperatura da água, apresentando as condições para o esporte direto no mostrador digital.  

Outras vantagens sugeridas do acessório são a resistência até 100 m de profundidade na água, o sistema de trava para evitar que ele solte do pulso durante a prática do esporte e, ainda, uma bateria de lítio, que não exige nenhum tipo de recarga. O dispositivo poderá ser adquirido por, aproximadamente, R$ 2.499,90.

E você, também vai aderir ao relógio inteligente? O que acha desse acessório moderno? Deixe um comentário opinando sobre o artigo!