Motivação

10 motivos para ser feliz em 2015: aproveite o ano novo

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

A felicidade é o desejo de todos, não importa raça, gênero, nacionalidade ou religião. O conceito de felicidade, contudo, é diferente de indivíduo para indivíduo, por conta principalmente de influências culturais e experiências vividas. Ainda assim, alguns aspectos interpretados como motivos para ser feliz são comuns a todos os seres humanos.

motivos-para-ser-feliz

Atitudes como humildade e esperança são vitais para a felicidade. Foto: iStock, Getty Images

Família está entre os motivos para ser feliz

 

Casar, ter filhos, viajar, sentir-se útil para a humanidade ou estar bem consigo mesmo são objetivos continuamente almejados por homens e mulheres do mundo inteiro. A felicidade, entretanto, pode não ser um estado permanente, mas uma sensação experimentada em diferentes momentos. Aprender a identificar as ocasiões e, principalmente, os motivos para ser feliz, pode ser o grande segredo.

 

A busca da felicidade e da realização já pode ser um grande estímulo. E por isso, os motivos para ser feliz podem significar uma importante conquista, e o próprio caminho se revela um forte desencadeador de felicidade. Assim, o equilíbrio é o elemento-chave.

 

10 motivos para ser feliz

 

Adotar uma postura mais balanceada diante da vida nem sempre é uma tarefa simples. A chegada de um novo ano pode ser o início de um novo ciclo. Por que não aproveitar os novos ares anunciados por 2015 para identificar motivos para ser feliz? Veja algumas dicas:

 

1. Encontre contentamento

 

Não se trata de conformar-se, mas reconhecer o que se conquistou, por menores que sejam os logros, é uma maneira de reduzir a autocobrança. Mostrar-se satisfeito com cada mínimo êxito incrementa o ânimo, o que certamente impulsiona o indivíduo a encarar novos desafios.

 

2. Desfrute o momento

 

Ver as coisas boas da vida, tudo que diariamente lhe ocorre de bom, requer prática. No balanço do mês, no entanto, será mais fácil perceber que você foi feliz em diversas situações.

 

3. Drible a inveja

 

Desejar a felicidade dos outros para si mesmo pode ser natural. O problema é quando a pessoa passa a desmerecer os méritos alheios a partir do argumento de que eles não são suficientemente dignos de tais coisas boas.

 

A Enciclopédia de Psicologia Social diz que “a inveja pode envenenar a capacidade de uma pessoa apreciar as boas coisas da vida e apagar o sentimento de gratidão por tudo de bom que acontece. (…) Atitudes assim dificilmente contribuem para a felicidade”.

 

Para combater a inveja, cultive a humildade. Admita que há outras pessoas no mundo capazes de desempenhar alguma função por vezes melhor que você. Isso só não contribui para que você se torne uma pessoa mais modesta, mas também pode ser um jeito de ser menos competitivo e feliz.

 

4. Ame o próximo

 

De acordo com as descrições do livro Social Psychology (Psicologia Social), amar, ter empatia “contribui mais para uma pessoa se sentir satisfeita com a vida do que o trabalho, a renda, o lugar onde vive ou até mesmo a saúde física”. Portanto, fazer o bem e esperar o bem das pessoas, além de colocar-se no lugar delas nas mais diversas situações contribui para que os indivíduos se sintam mais contentes.

 

5. Seja positivo

 

Ter esperança de dias melhores reduz o desânimo e até as chances de depressão.

 

6. Aprenda com os erros

 

Errar faz parte da vida. Remoer os feitos mal sucedidos não leva senão à amargura. Enxergue as falhas como lições para que não volte a cometê-las.

 

7. Seja grato

 

Se alguém o ajudou em um momento de dificuldade, seja-lhe agradecido. Ter alguém com que contar nas más horas não é dádiva de todos. Demonstrar gratidão faz bem a ambos: quem ajudou e quem foi ajudado.

 

8. Permita-se

 

Você trabalha ou estuda duro, portanto, merece presentear-se vez ou outras, sem culpas. Seja menos restritivo consigo mesmo. Com planejamento, programe aquela viagem que tanto quer; comece as aulas de yoga; inscreva-se na aula de dança… Esse é um dos melhores motivos para ser feliz.

 

9. Socialize

 

Estar em contato com pessoas aumenta as chances de conhecer outras com as quais você possa se identificar e falar de temas que mais lhe agradem.

 

10. Afaste-se de hábitos destrutivos

Fumar, ingerir bebida alcoólica em excesso só irá deteriorar sua saúde. Invista em atitudes mais saudáveis e amplie suas chances de ser mais feliz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!