Clínica Geral

Hipotireoidismo: entenda como essa disfunção age no corpo

Por Redação Doutíssima 03/12/2014

A tireoide é uma glândula que produz dois hormônios específicos, ligados ao sistema endócrino, e muito importante para o organismo. O hipotireoidismo ocorre quando, por algum motivo, essa glândula começa a trabalhar menos e produz quantidade insuficiente destes hormônios.

 

Entre os sintomas mais comuns, o indivíduo pode apresentar dificuldade para perder peso, fadiga, sonolência e cansaço acima do normal para as atividades que executa.

hipotireoidismo

Tratamento atua sobre o desnível nos hormônios da tireoide. Foto: iStock, Getty Images

Crise de hipotireoidismo

Vários fatores podem desencadear o hipotireoidismo, que pode ocorrer como uma crise em curto espaço de tempo de forma aguda, ou se tornar um problema crônico, exigindo cuidados permanentes.

 

Alguns fatores podem desencadear o hipotireoidismo, como: doenças autoimunes, gravidez, deficiência de iodo, doença congênita, distúrbio pituitário, tratamento do hipertireoidismo, cirurgia da tireoide, radioterapia e uso de alguns medicamentos.

 

Mulheres são mais suscetíveis aos problemas da tireoide, mas qualquer pessoa pode acabar desenvolvendo o hipotireoidismo. Além de ser do sexo feminino, alguns fatores são considerados de risco para o problema.

 

São eles: ter mais de 60 anos; ter histórico familiar de doenças autoimune ou ser portador de uma doença destas; fazer sessões de radioterapia na região do pescoço; já ter operado a tireoide; ter dado a luz a menos de seis meses ou estar grávida e fazer uso de qualquer medicamento ou tratamento que possa afetar os hormônios da tireoide.

Principais sintomas do hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um problema muito sério e precisa de tratamento para não ser agravado. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e pela gravidade que o problema se encontra. Os sinais da doença costumam se manifestar aos poucos, às vezes ao longo de anos, muitas vezes dificultando o diagnóstico.

 

Com o passar do tempo os sintomas vão se agravando e se tornando marcantes no seu metabolismo, e geralmente é somente nesta fase que o indivíduo acaba procurado tratamento médico.

 

Entre os sinais mais comuns de hipotireoidismo estão: ganho anormal de peso; dificuldade para emagrecer; depressão; inchaço no rosto; cansaço e fadiga; sensibilidade ao frio; prisão de ventre; pele ressecada; fraqueza e rigidez muscular; rouquidão; dores no corpo;  ritmo cardíaco mais lento; colesterol alto e problemas de memória.

 

Cada pessoa pode ter um ou outro sintoma de forma mais acentuada, como ainda pode ter outros sinais além destes. Geralmente os sinais com peso são os mais evidentes e são os que motivam a procura ao médico. Mas ficar atenta aos sintomas que seu corpo emite são fundamentais para buscar ajuda ainda o início do problema.

Tratamento

Após o diagnóstico do problema, o tratamento padrão para o hipotireoidismo é iniciar medicamento via oral para equilibrar, restaurar e compensar o desnível nos hormônios da tireoide.

 

O remédio utilizado com frequência a levotiroxina, que é uma versão sintética do hormônio tetraiodotironina. O propósito desta medicação é acabar com os sintomas provocados pela disfunção hormonal e a melhora deve ser sentida a partir da segunda semana de tratamento.

 

A dosagem da medicação será calculada pelo médico a partir de exames de sangue que medem o índice dos hormônios. Alguns alimentos prejudicam a absorção do medicamento, como uma dieta muito rica em fibras ou a ingestão de muitos alimentos com soja. Seus hábitos alimentares devem ser amplamente explicados ao médico para o sucesso do tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!