Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros que ajudam a expectorar o muco e o catarro

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

Quando temos uma gripe ou resfriado, ficamos com aquela incômoda sensação de garganta e nariz trancados, e tudo que queremos é expectorar todo esse conteúdo. Para ajudar a eliminar todo esse muco, há várias receitas caseiras e naturais, muito simples de preparar. Conheça algumas:

expectorar

Soluções caseiras podem ajudar a expelir o muco e catarro facilmente. Foto: iStock, Getty Images

Cebola ajuda a expectorar

A cebola é um dos melhores ingredientes para se fazer um remédio caseiro para expectorar. Ela possui excelentes propriedades capazes de expelir e eliminar o muco e o catarro que se acumulam nos pulmões.

Para essa receita, além de seis a cebolas, você vai precisar apenas de duas colheres de mel e água. Depois de picar as cebolas, coloque-as em uma panela com o mel e água e deixe em fogo baixo por uma hora e meia. Depois, é só coar e está pronto o seu expectorante.

A cebola também pode ser associada a outros ingredientes no preparo de um remédio caseiro para expectorar. O alho é um deles. Essa combinação tem, além das propriedades expectorantes, o poder antisséptico, que fortalece o sistema imunológico, reduzindo a inflamação do pulmão e evitando a produção de mais catarro.

Ingredientes:

– 3 cebolas médias raladas

– 3 dentes de alho amassados

Suco de 3 limões

– 1 pitada de sal

– 2 colheres de mel

Coloque em uma panela as cebolas, o alho, o suco de limão e o sal. Aqueça em fogo baixo e adicione o mel. Coe e tome três colheres do xarope quatro vezes por dia.

Alcaçuz e eucalipto para expectorar

Outra interessante e eficaz alternativa para expectorar é o uso do alcaçuz. O seu chá deve ser tomado três vezes ao dia. A melhora será sentida rapidamente. Inalar vapores de eucalipto também é uma boa opção. Eles ajudam a diluir o muco e descongestionam o nariz e a garganta.

Para preparar o chá, coloque algumas folhas de eucalipto em uma panela com água e leve ao fogo para ferver. Em seguida, coloque esta panela na sua frente, ponha uma toalha em cima da cabeça e inale o vapor. Esse processo ajudará a expectorar. Você ainda pode substituir as folhas de eucalipto por óleo essencial da planta.

Malva e guaco também são remédios caseiros para expectorar

O xarope caseiro preparado com malva e guaco tem um efeito calmante sobre os brônquios, uma vez que reduzem a produção do catarro e a falta de ar. Por causa do guaco, as secreções se tornam mais líquidas, o que facilita sua eliminação. Prepare da seguinte forma:

Ingredientes:

– 1 colher das de sopa de folhas de malva

– 1 colher das de sopa de folhas frescas de guaco

– 1 xícara de água

– 1 colher das de chá de mel

Coloque as folhas de malva e de guaco na água até ferver. Assim que isso acontecer, desligue o fogo e tampe por 10 minutos. Depois deste período, adicione o mel e tome em uma xícara de chá e tome sempre 30 minutos antes das principais refeições do dia. Atenção, este chá não deve ser tomado por crianças menores de um ano de idade.

Cana-de-macaco

A cana-de-macaco é outra planta repleta de propriedades que auxiliam no processo de expectorar. Ela tem propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, que ajudam na redução do catarro e promovem o bem-estar.

Para fazer este tratamento caseiro, você vai precisar de 10 gramas de folhas de cana-de-macaco e 500 ml de água. Ferva a mistura dos dois ingredientes por 10 minutos. Depois que esfriar, coe e beba de três a quatro xícaras por dia.