Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para aliviar dor nos olhos

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Depois de certa idade, é mais do que comum que as pessoas comecem a ter algumas dificuldades de visão e, em razão disso, a lidar com a tão incômoda dor nos olhos. Quando essa situação se manifesta apenas com um pequeno desconforto, é possível tratá-la com algumas soluções caseiras, que você mesmo pode fazer com produtos que usa no seu cotidiano.

dor-nos-olhos

Veja como aliviar a dor nos olhos com remédios naturais e caseiros. Foto: Shutterstock

Atenção para a dor nos olhos

Além do avanço da idade, há outras causas podem contribuir para a ocorrência de dor nos olhos, dentre as quais destacam-se o estresse do dia a dia, o excesso de trabalho ou o uso contínuo de aparelhos eletrônicos.

Quando você está sofrendo desse problema, a primeira coisa que pensa é correr direto para o oftalmologista. Nos casos em que a dor nos olhos é severa e incapacitante, essa é realmente a melhor atitude a tomar. Porém, quando a dor nos olhos está no começo, tímida, vale a pena experimentar alguns dos seguintes remédios caseiros.

Remédios caseiros para curar a dor nos olhos

Cenoura

Além de deliciosas, as cenouras são super saudáveis, principalmente para a visão. Isso porque elas contêm betacaroteno, transformado em vitamina A, nos processos químicos que ocorrem em nosso fígado, em rodopsina, uma substância essencial para a visão noturna.

Quer fazer um remédio usando a cenoura? Você vai precisar também de um pouco de salsa e de aipo. Pegue a cenoura, lave-a e pique-a. Depois, coloque todos esses ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos. Pegue uma bola de algodão, molhe nesse líquido e coloque sobre as pálpebras fechadas. E está pronto. Essa fórmula combate principalmente a visão cansada e eventuais problemas que você possa ter no nervo óptico.

Azeite de oliva

Muitos são os benefícios fornecidos pelo azeite de oliva. Você provavelmente já ouviu falar que ele faz muito bem aos ossos, à manutenção do peso, à prevenção do diabetes e também ao coração. Mas ele também é um excelente aliado para amenizar a dor nos olhos.

Para obter esse benefício específico, misture em uma panela 20 g de azeite de oliva com 100 g de violetas. Depois, ferva essa mistura na água e coloque em uma garrafa de vidro devidamente esterilizada. Guarde essa solução por três ou quatro dias e, depois, aplique-a sobre as pálpebras com suaves massagens.

Camomila

Famosa por suas propriedades digestivas, a camomila é útil para o combate à dor ocular em razão de suas propriedades calmantes. Para obter o alívio através da camomila, tudo o que você precisa é preparar um chá dessa flor.

Coloque 25 g de camomila em um litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, até refrescar. Depois, basta aplicar sobre as pálpebras com um pano limpo e pronto, você provavelmente já estará sentindo todos os benefícios dessa substância.

Mudança de hábitos

Não são apenas através de remédios caseiros que você pode combater a dor ocular. Algumas mudanças de hábitos podem ser suficientes para diminuir esse desconforto. Dentre as mais recomendadas pelos oftalmologistas, estão a de usar uma luz indireta – no caso, uma luz que ilumine o teto, e não o contrário – e também fazer uma pausa nas atividades depois de trabalhar por uma hora diretamente em frente ao computador.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


Sites parceiros