Clínica Geral > Especialidades

Problemas para dormir podem aumentar as chances de fibromialgia

Por Redação Doutíssima 03/06/2014

Você tem acordado se sentindo cansado, com dor e sem motivo aparente?Seu problema pode estar relacionado à fibromialgia. Trata-se de uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Frequentemente, a fibromialgia ocasiona sintomas de fadiga, intolerância ao exercício e sono não repousante, ou seja, a pessoa acorda cansada.

Não existe ainda uma causa única aparente para a fibromialgia, mas há pistas para entender por que as pessoas têm esta síndrome. Estudos recentes mostram que os pacientes com fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor do que pessoas sem fibromialgia.

Fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Foto: Shutterstock

Fibromialgia se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Foto: Shutterstock

É como se o cérebro das pessoas com fibromialgia estivesse com um termostato desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para tornar a pessoa mais sensível à dor. Uma das partes do corpo que mais sente os efeitos é a musculatura.

Sintomas da fibromialgia

Na pessoa com fibromialgia, as dores vindas destas lesões são ampliadas, a musculatura fica dolorida e tensionada e, isso, torna a dor ainda maior. A pessoa passa a não dormir bem e não consegue se exercitar, piorando a dor muscular e mantendo o ciclo. Podem surgir também sintomas de depressão e ansiedade para piorar o quadro.

A fibromialgia pode aparecer depois de acontecimentos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. É comum que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride envolvendo todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem fibromialgia e outras não ainda é desconhecido.

Impactos no sono

É comum ocorrer alteração do sono em pacientes com fibromialgia, afetando quase 95% dos pacientes. Estas pessoas costumam apresentar um defeito típico: a dificuldade de manter um sono profundo. O sono tende a ser superficial ou interrompido, a qualidade de sono cai muito e a pessoa acorda cansada, mesmo que tenha dormido por um longo período. O resultado é o aumento a fadiga, uma maior contração muscular e dor.

Há algum tempo atrás, se pensava que a alteração de sono era o que causava a fibromialgia. Atualmente, se sabe que ela é consequência da dor e não a sua causa.

Outras alterações no sono podem afetar os pacientes com fibromialgia, algumas relacionadas a desconforto grande nas pernas ao deitar na cama, com necessidade de esticá-las, mexê-las ou sair andando para aliviar este desconforto. Este problema é chamado Síndrome das Pernas Inquietas e possui tratamento específico. Já outros pacientes apresentam a síndrome da apneia do sono e param de respirar durante a noite, resultando também na queda na qualidade do sono.

Diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia é clínico e não necessita de exames para a sua comprovação. O médico pode fazer uma boa entrevista clínica e, através dela, poderá fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta, descartando outros problemas. O especialista a ser procurado é o reumatologista, treinado para fazer o diagnóstico das doenças que acometem os músculos e as articulações.

São critérios de diagnóstico da fibromialgia a dor por mais de três meses em todo o corpo e a presença de pontos dolorosos na musculatura. Provavelmente, o médico pedirá alguns exames de sangue, não para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outros problemas que possam simular a fibromialgia, como o hipotireoidismo e o diabetes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento