Medicina Alternativa

Infecção na bexiga: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/01/2015

As infecções que atingem o sistema urinário são mais comuns nas mulheres do que nos homens, em razão de a uretra delas ser mais curta. Normalmente, elas envolvem sintomas como ardência ao urinar, aumento na frequência de idas ao banheiro, coloração turva da urina e sensação de bexiga cheia. Uma dos problemas urinários mais comuns é a infecção na bexiga.

infeccao na bexiga

Remédios naturais auxiliam a cura de infecções urinárias. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a infecção na bexiga

 

A infecção na bexiga é uma condição bastante dolorosa e incômoda e, na maioria dos casos, é preciso ir ao médico e tomar antibióticos para curá-la. Entretanto, se essa infecção é detectada de forma precoce, logo no início, é possível utilizar remédios caseiros e curá-la sem necessidade de ir ao médico.

O vinagre, por exemplo, pode ser utilizado para curar a dor e a inflação, pois ajuda a combater a acidez da urina. É uma alternativa natural, saudável e que, em determinadas circunstâncias, funciona até mais rápido que um antibiótico.

Os remédios caseiros para tratar uma infecção na bexiga, porém, são eficazes somente para aliviar os sintomas ou então quando essa infecção está em um estágio bem inicial. Caso ela já esteja em um nível mais avançado, ou então se você verificar que suas tentativas caseiras não estão dando resultados, o ideal é buscar auxílio profissional especializado, caso contrário pode ocorrer alguma complicação ou danos aos rins.

 

Remédios caseiros para tratar infecção na bexiga

 

Vinagre

Como já falamos acima, o vinagre é uma excelente opção para a cura ou atenuação dos sintomas associados à infecção na bexiga. O melhr de tudo é que é muito simples de fazer um remédio natural aproveitando as suas propriedades.

Basta combinar duas colheres de vinagre de maçã, duas colheres pequenas de canela, uma pitada de sal kosher e um pouco de água quente. Misture bem todos esses ingredientes e tome o remédio ao longo do dia, várias vezes, até que os sintomas tenham desaparecido por completo.

Água

Excelente alternativa para tratar a maior parte das infecções do trato urinário é a ingestão abundante de água. Pessoas adultas devem beber no mínimo oito copos por dia para prevenir a desidratação – são pouco aconselháveis a cafeína, as bebidas com açúcar ou o álcool, que podem irritar o trato urinário. O raciocínio é bastante simples: quanto mais água você beber, mais urina com bactérias eliminará.

Mirtilos

Os mirtilos, também conhecidos como cranberries, são comprovadamente uma ótima opção para quem quer tratar uma infecção na bexiga. Está comprovado cientificamente que os mirtilos impedem as bactérias de se instalarem nas paredes dos órgãos que compõem o sistema urinário, dentre eles a bexiga, e que por isso é muito importante a sua ingestão.

O ideal é que se consumam os mirtilos na forma de suco, sem açúcar, e com bastante frequência. Caso isso não seja possível, procure suplementos alimentares com esse ingrediente.

Alho

O alho é referência quando se fala em elementos naturais capazes de combater bactérias. E isso acontece em razão de uma substância química chamada alicina, que é encontrada em sua composição e também é responsável por grande parte das suas propriedades curativas. Por isso, se você quer tratar infecção na bexiga, inclua o alho na sua alimentação diária.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!