Especialidades

Causas da rouquidão: identifique as origens do problema

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

A voz pode ficar fraca ou mesmo o tom pode se modificar durante uma gripe ou após o consumo excessivo de álcool. A sensação de que a garganta está sendo arranhada também pode incomodar. E isso tudo pode ser causas da rouquidão. São as mais frequentes e chamadas de agudas, pode serem de curta duração. Mas, ela pode ser também crônica.

 

Quando é crônica, a rouquidão pode sinalizar alguma doença grave na garganta. A rouquidão acontece quando há o mau funcionamento da laringe, órgão responsável pela passagem de ar e dos sons emitidos pelas cordas vocais. Quando algum agente prejudica o bom funcionamento dos órgãos da garganta, a voz passa a ser prejudicada.

 

causas da rouquidão

De uma simples gripe a ocorrência do câncer, fique atenta. Foto: iStock, Getty Images

Causas da rouquidão incluem fraqueza nos músculos

 

Entre as causas da rouquidão aguda estão infecções na garganta, uso indevido da voz, refluxo, alergias, objeto estranho no esôfago ou traqueia, puberdade e fraqueza nos músculos. Todas essas situações não são consideradas complexas de assim que a causa for tratada, a voz volta ao normal.

 

O problema é quando a rouquidão é acompanhada de sangue, tosse, dificuldade de respirar e engolir e está presente por mais de duas semanas. Nestes casos, as causas da rouquidão podem ser graves, como câncer de laringe e mesmo de pulmão. E, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de o paciente obter a cura.

 

Entre as causas da rouquidão também podem ser observados a presença de pólipos das cordas vocais. Caracterizado pela alteração do timbre de voz, os pólipos podem até prejudicar a respiração se forem de tamanhos expressivos. Considerados lesões benignas, eles prejudicam a voz e estão geralmente ligados ao tabagismo, poluição e abuso da voz.

 

Tratamento depende das causas da rouquidão

 

O tratamento para rouquidão vai depender da origem do problema. Um otorrinolaringologista é o médico mais indicado para fazer o diagnóstico da causa do problema. Em um exame clínico no próprio consultório o médico consegue identificar se há a presença de lesões capazes de causar rouquidão.

 

No caso de rouquidão funcional, onde a causa é a consequência do uso inadequado da voz, o tratamento é através da fonoterapia. Essa técnica permite que o paciente recupere a voz a partir de exercícios específicos recomendados por um fonoaudiólogo.

 

A fonoterapia também pode ser a indicação de tratamento nos casos de pólipos nas cordas vocais. Em certos casos, dependendo do tamanho dos nódulos, é indicada uma cirurgia e depois fisioterapia com fonoaudiólogo.

 

Em caso de câncer na laringe ou tumor em outros órgãos da garganta o tratamento é focado na cura das neoplasias. Após quimioterapia, radioterapia e até cirurgias, o paciente deve iniciar sessões de fonoterapia.

 

Uso indevido da voz 

 

O uso indevido da voz está entre as principais causas da rouquidão. Professores do Ensino Fundamental e Médio que estão há mais de uma década em sala de aula são fortes candidatos a sofrerem de rouquidão crônica. Justamente por falarem alto, sem respiração e hidratação adequadas, durante longos períodos.

 

Fumantes e pessoas dependentes de álcool também têm mais chances de desenvolver alterações na voz e tumores na garganta. A indicação é o abandono do tabaco e do álcool e hidratação constante das cordas vocais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!