Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do hibisco

Por Redação Doutíssima 17/12/2014

O hibisco é a flor-símbolo do Havaí. De beleza ímpar e flores exuberantes, é muito usada em jardins, devido às suas características ornamentais. Mas há também uma outra espécie, a Hibiscus sabdariffa, mais difícil de ser encontrada, que possui muitas propriedades medicinais.

Entre seus benefícios, está o auxílio na redução de peso, eliminação de toxinas e atuação como anti-inflamatório. O hibisco contém uma alta concentração de antocianina, um flavonoide muito importante como antioxidante natural. Ele contém ainda vitamina C e cálcio, dois compostos fundamentais para a plena saúde do corpo.

 

hibisco

Hibisto é uma flor com inúmeros benefícios medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Existem outras substâncias nessa planta que dificultam a absorção de gorduras, auxiliam na digestão e também na circulação sanguínea. Sendo assim, além de promover a redução do peso. Sua versão em folhas secas, ideal para preparar chás, é facilmente encontrada em lojas especializadas, farmácias e casas de produtos naturais.

Trata-se de uma planta característica do clima tropical, motivo que a faz florescer o ano inteiro nas regiões quentes do Brasil. Para seu cultivo, escolha um solo fértil e adube frequentemente com matéria orgânica, para obter flores exuberantes. O hibisco não é propenso ao frio, motivo pelo qual é inimigo de geada.

 

Benefícios do hibisco

 

Essa planta é muito utilizada, também, no tratamento de hipertensão e colesterol, além de combater doenças do fígado e impedir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, por conta de sua forte propriedade antioxidante. Uma das variedades, o hibisco dourado também é amplamente aplicado como cosmético para os cabelos, prevenindo a queda, com ação anticaspa e postergando o aparecimento de cabelos brancos.

Outros efeitos do hibisco:

– Anti-hipertensivo

– Diurético

– Anti-inflamatório

– Gastroprotetor

– Laxativo

– Antitumoral

Analgésico

– Fortalece o sistema imunológico

– Expectorante

– Melhora nas funções da vesícula biliar

– Reduz o colesterol

– Previne danos hepáticos

– Previne a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade

– Reduz a secreção dos óleos das glândulas capilares

– Anticaspa

– Refrescante para o corpo

 

Chá de hibisco

 

Se você quer perder peso ou simplesmente aproveitar os demais benefícios dessa planta medicinal, aprenda aqui a preparar um chá com essa flor. Beba ao longo do dia e delicie-se com seu sabor, diferente de outros chás mais amargos.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de hibisco seco

– 1 litro de água

Modo de Preparo:

Como os demais é chás, é feita uma infusão comum. Ferva a água, acrescente as folhas e deixe coberto por cerca de 10 minutos. O recomendado é consumir uma xícara entre as principais refeições e também quando a fome atacar, já que o chá é inibidor de apetite.

Contraindicações

O consumo desse chá reduz a pressão sanguínea e, por isso, ele não deve ser consumido por pessoas que sofrem de hipertensão, podendo, inclusive, apresentar interação com medicamentos anti-hipertensivos orais. Da mesma forma, não é indicado para o consumo por portadores de doenças cardíacas graves.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!