Dieta

Conheça os alimentos que reduzem a ansiedade e ajudam a perder peso

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

Todo mundo sabe que a ansiedade é um dos grandes vilões do excesso de peso. Isso porque para combater o sentimento e a angústia que ele provoca, muitas vezes recorremos à comida, especialmente aos alimentos calóricos e gordurosos. E pior, ainda caímos no erro de sentir culpa por ter comido e acabamos comendo mais ainda.

 

A boa notícia é que é possível incluir no cardápio alguns alimentos que ajudam a controlar este sentimento e devolver a sua vitalidade, ânimo e energia.

ansiedade

Eles são importantes, aliados para deixar a vida leve. Foto:iStock, Getty Images

Conheça alguns alimentos contra a ansiedade!

1. Peixes e frutos do mar

 

Esses alimentos são ricos nos minerais selênio e zinco que são antioxidantes. O selênio atua em diferentes processos metabólicos, potencializa a ação da vitamina E e ajuda as defesas do organismo a trabalharem bem.

 

O zinco também apoia as defesas do organismo, o funcionamento e reparação celular. Este mineral está envolvido na ação do sistema imunológico, prevenindo doenças. Por suas propriedades, estes alimentos ajudam a controlar a ansiedade e diminuem o cansaço.

 

Os peixes e frutos do mar ainda possuem taurina, um aminoácido que aumenta a atuação de um neurotransmissor específico, fornecendo energia e atuando contra a ansiedade.

 

2. Castanha-do-pará

 

Essa oleaginosa tem excelentes propriedades que atuam contra a depressão e ansiedade. Bem como os peixes e frutos do mar, é rica em selênio. Em apenas uma unidade de castanha-do-pará já é possível ingerir a quantidade diária recomendada de selênio.

 

3. Frutas cítricas

 

Ricas em vitamina C estas frutas melhoram o funcionamento do sistema nervoso central e aumentam a sensação de bem-estar. Esta vitamina ainda inibe a liberação de cortisol, um hormônio que produzido pela glândula adrenal e é responsável pelos sintomas do estresse e da ansiedade.

 

Estas frutas ainda são bons relaxantes musculares e ajudam a prevenir a fadiga. São frutas cítricas: laranja, lima, limão, abacaxi, abiu, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina (mexerica) e uva.

 

4. Banana

 

O alto teor de triptofano presente nesta fruta colabora para a produção de serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e que melhora o humor. Por suas propriedades, estudos apontam que a banana é ótima no combate à depressão e alívio dos sintomas de ansiedade.

 

5. Ovos, leite e derivados magros

 

Também fontes de triptofano, possuem os mesmos benefícios citados da banana. Além disto, são ótimas fontes de proteínas e cálcio, essenciais para o bom funcionamento do organismo. São indicados pelo menos o consumo de duas a três porções desses alimentos diariamente.

 

6. Espinafre e brócolis

 

Estes alimentos são fontes de potássio e ácido fólico. Este último é considerado uma vitamina antidepressiva natural. Logo, auxiliam nos sintomas da ansiedade. Ainda são ricos em potássio, magnésio, fosfato e em vitaminas A e C do Complexo B, que atuam para o bom funcionamento do sistema nervoso.

 

7. Mel e chocolate  

 

Ambos auxiliam na produção de serotonina, como já citamos acima, neurotransmissor importante para o sentimento de bem estar. O chocolate ainda possui flavonoides, um tipo de antioxidante.

 

Para desfrutar destas delícias sem culpa, a dica é moderação. No caso do chocolate, prefira as versões com maior concentração de cacau e menos açúcar. A quantidade também não deve ser superior a 30 gramas por dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!