Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais do confrei

Por Redação Doutíssima 20/12/2014

O confrei é uma erva cujas propriedades terapêuticas são bastante conhecidas desde a antiguidade. Essa planta medicinal continua sendo bastante utilizada em forma de cataplasma, pomadas e compressas, principalmente para tratar feridas ou inflamações que ocorrem na pele

A preparação desses remédios naturais inclui as raízes e folhas da planta, extremamente rica em substâncias que regeneram a pele. Afinal, a erva tem alta concentração de tanino, mucilagem, ferro, magnésio, potássio e vitaminas, que aceleram o processo de cura de lesões e a recuperação calmante em áreas afetadas.

 

Benefícios do confrei

 

O chá de confrei é indicado também para o tratamento de doenças nervosas, agindo como sedativo e auxiliando os pulmões na expectoração. Ele ainda pode ser usado como adstringente da pele, com sua ação antifúngica e antibacteriana.

 

confrei

Confrei é uma erva muito usada para curar lesões na pele. Foto: iStock, Getty Images

Quando aplicado em forma de cataplasma, trata a acne, cura picadas de insetos, reduz inchaços, úlceras, artrite, contusões e conjuntivite. Suas infusões em álcool também são um potente remédio natural para ossos quebrados, fraturas, distensões e luxações, auxiliando na recuperação da área acidentada e conferindo alívio imediato da dor.

Mas a ingestão de confrei é controversa, pois o seu alto teor de alcaloides, substâncias que pode causar sérios danos ao fígado, fez vários países proibirem a comercialização de produtos à base dessa planta. A Federação Americana de Alimentos, por exemplo, retirou todos os produtos orais à base desta erva do mercado há alguns anos, não recomendando seu uso.

Mas se essas receitas naturais forem usadas com responsabilidade e sem exageros, não há problemas. Por isso, o confrei continua sendo utilizado em forma de chá para tratar distúrbios intestinais, doenças na gengiva, hemorragias internas, diarreia e problemas de digestão. Veja, abaixo, como aproveitar suas propriedades medicinais.

 

Aproveitando os benefícios do confrei

 

Chá (indicado para úlcera duodenal e estomacal)

Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa da raiz de confrei picada e adicione água fervente. Deixe repousar por 10 minutos e coe. Tome uma xícara de chá duas vezes ao dia, antes das principais  refeições. Para prevenir problemas, consulte um médico para avaliar sua condição de saúde e entender melhor a ação em seu organismo.

Compressas (indicado para úlceras varicosas, feridas, cortes, queimaduras e hematomas)

Em um pilão, coloque uma colher de sopa de folhas frescas fatiadas ou da raiz de confrei e meio copo de água. Amasse bem e coe em um pano. Aplique em compressas no local afetado durante uma semana. A ação da planta acalma e depura estas áreas, estimulando seu restabelecimento.

Infusão calmante (indicada para alívio de fissuras anais e da mama)

Faça uma mistura de três colheres de sopa de folhas frescas da planta com três colheres de sopa de quiabo verde picado, em meio litro de água potável, sem cloro. Deixe descansar durante uma noite e coe. Mantenha em um recipiente limpo e com tampa, resguardado do sol ou da luz.

Retire pequenas quantidades e aplique nas lesões com o auxílio de um algodão embebido na infusão várias vezes ao dia, mantendo a área seca após a aplicação.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!